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Erros comuns na prospecção de vendas e como evitá-los

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Cintra
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Erros comuns na prospecção de vendas e como evitá-los

Erros são bastante comuns em qualquer interação humana onde há a necessidade de comunicar-se e trocar informações, justamente porque invariavelmente podem ocorrer ruídos na comunicação que comprometem todo o processo da relação. E uma vez que se desenvolve um trabalho para uma marca, seja qual for o segmento no mercado, é fundamental entender que esses erros refletem e influenciam na jornada do cliente, por exemplo.

Cuidar para que o primeiro contato na prospecção de venda seja o melhor possível é compreender o quanto esse momento é importante para gerar novas oportunidades de negócio e ainda, para direcionar melhor todo o processo de maneira mais eficiente.

Os profissionais da área comercial, por melhor que sejam suas qualificações e conhecimentos de mercado, ainda podem cometer um deslize ou outro e para evitar ao máximo esses acontecimentos, o melhor é sempre preparar-se! Sendo assim, reunimos alguns pontos importantes a serem debatidos sobre erros para se evitar na prospecção de vendas e garantir o sucesso dos seus negócios.

Confira agora!

Não se preparar e pesquisar sobre o perfil do lead

Uma das grandes falhas de todo profissional em vendas é achar que não precisa conhecer e entender a fundo o seu prospect, para assim conseguir oferecer as melhores soluções para o seu problema. O que só demonstra o despreparo ao realizar o primeiro contato.

Por isso, antes mesmo da abordagem, o vendedor deve pesquisar sobre o potencial cliente e reunir o máximo de informações possíveis para utilizar na sua primeira interação com o prospect, e conduzir a conversa até seu objetivo final.

Falhar em prestar uma escuta ativa

Depois da primeira pesquisa sobre o lead, é hora de iniciar o contato e por isso, nesse momento é essencial deixar que o prospect fale. O profissional precisa prestar uma escuta ativa e de acordo com o que for dito, fazer as perguntas certas. Quanto mais o prospect falar mais informações você terá para conduzir a conversa de maneira satisfatória e poderá entender melhor como solucionar a dor desse possível cliente.

Além de ser muito importante para o lead, perceber que genuinamente seus interesses estão sendo levados em consideração e que você deseja ajudar da melhor forma possível e não somente realizar uma venda.

Ignorar as necessidades do prospect e focar somente em vender

Isso é justamente o que mencionamos anteriormente. Sendo assim, vale reforçar que é preciso focar na dor e problema do lead. Negligenciar os desejos do cliente pode gerar enormes consequências negativas no processo de vendas, além de demonstrar o interesse raso de apenas vender e não de atender e oferecer o que esse cliente precisa.

Não orientar e treinar o time comercial

Se com treinamento e capacitação os profissionais do setor comercial ainda podem cometer certos deslizes, quanto mais sem preparo algum. É fundamental treinar a equipe e alinhar os objetivos e metas da empresa com todos os envolvidos.

O ideal é que a equipe sempre esteja em constante evolução e que acompanhe as tendências e novidades do mercado para conseguir prestar o melhor serviço possível e melhorar a performance de suas entregas.


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