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Confira 5 dicas para sua empresa vender mais

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Confira 5 dicas para sua empresa vender mais

Mentor e especialista em venda direta, Mohamed Gorayeb, indica técnicas de como empreendedores podem faturar ainda mais com o seu negócio

Toda empresa que quer crescer precisa de algo fundamental: clientes. Nesse sentido, bons vendedores vêm para ajudar diferentes tipos de negócios. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor saiu fortalecido e cresceu 10,5% em 2020, justamente o primeiro ano da pandemia. Grande parte desse crescimento se deve ao próprio varejo, que tem encontrado nas técnicas de venda direta uma saída para driblar crises e alcançar novos clientes.

“Vejo que uma das maiores dores do empresário é o faturamento, porém, diante de uma crise a primeira coisa que a empresa faz é cortar recursos para o comercial. Sem pessoas qualificadas a empresa não vende e consequentemente fatura menos. Para faturar mais, a empresa tem que vender mais. A venda direta possibilita que empresas conheçam de perto as dores e os desejos do seu cliente”, comenta Mohamed Gorayeb, especialista em venda direta, responsável por treinar mais de 1,2 milhões de pessoas em quase 20 anos de carreira e mentor de equipes de comerciais de grandes marcas, tanto nacionais quanto internacionais.

Confira abaixo cinco dicas que o especialista passa para a sua empresa faturar mais com venda direta.

Não contrate seu vendedor por currículo

Ao selecionar candidatos à uma vaga, não priorize o currículo ou o histórico do profissional. Não que esses itens não sejam importantes, mas as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais que esse profissional possui – tais como empatia, espírito de equipe, proatividade, persuasão, entre outras - são essenciais no momento de realizar uma venda. Tente localizar na pessoa o “brilho no olhar”, a famosa garra. Nem sempre os talentos estão na concorrência. Muitas vezes, você desenvolve talentos. As vezes, os maiores vendedores estão apenas adormecidos a procura de uma oportunidade.

Invista em qualificação

Invista em capacitação. Qualifique os seus vendedores. Na realidade, mais do que vendedores, que apenas “empurram os seus produtos” sem ao menos uma vez pensar nos desejos e dores do cliente, você deve contratar especialistas. Quando o cliente enxerga que a pessoa é um vendedor, ela não compra. Quando enxerga um especialista, normalmente a compra é automática, pois esse entende as suas necessidades e quer ajuda-lo a resolver os seus problemas. Logicamente, é difícil encontrar especialistas, mas você pode desenvolve-los, e a melhor maneira para isso é investir em qualificações e treinamentos.

Crie uma engrenagem de venda

Uma engrenagem de venda é um método no qual ao seguir certos passos, a venda ocorre quase que automaticamente. Para isso, tenha um mapa de prospecção, invista em canais de venda, desde os tecnológicos, como marketing digital, social media, tráfego, entre outros, até os mais tradicionais, como panfletagem, carros de som e os vendedores na porta da loja. Crie processos para atrair clientes e execute-os de forma cíclica. Na prática, a engrenagem de vendas funciona da seguinte maneira: Captar contato / Venda / Relacionamento / Novas vendas / Repetição do processo. Quanto mais fizer a engrenagem rodas, maior é será o número de vendas.

Faça a ficha dos seus clientes

A partir do momento que a pessoa entrar na loja, procure fazer a ficha dessa pessoa. Crie um mailing, com contatos telefônicos e e-mails dos clientes. Guarde esse mailing e amplie o seu network. Esses contatos serão de suma importância para o seu negócio. Em todos os momentos, mas principalmente naqueles de crise, cada um desses contatos traz consigo uma oportunidade.

Estabeleça relacionamentos

De nada vale ter contatos se não se comunicar com eles. Mais do que vendas, estabeleça relacionamentos. Se aproxime dos seus clientes. Mesmo após a venda, contate pelo menos uma vez a cada dez dias o seu cliente. O WhatsApp, por exemplo, é um excelente caminho para isso. Gere valor. Não fique apenas empurrando novos produtos. Saiba o nome dos seus clientes e outros detalhes dos mesmos, como a data de aniversário, relacionamento, seus gostos, seu perfil e principalmente o que ele gosta e necessita. Vez ou outra, mande um conteúdo de sobre algo que ele vá se interessar. Relacionamento. Invista e estabeleça relacionamentos. Nesse caso, lembre-se sempre da engrenagem de vendas e a faça rodar. Quanto mais assertiva for a sua estratégia e melhor for a sua execução, maiores são as chances da venda ser inevitável, pois na realidade, ela é consequência de um bom trabalho.

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