Brasil,

Gerenciar seu ambiente na nuvem pode ser o diferencial que você precisava

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Pinatti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Paulo Pinatti

Você sabia que os líderes de negócios e de tecnologia estão mudando seus investimentos para a computação em nuvem? Segundo o Gartner, Cloud Computing é uma das principais forças disruptivas nos mercados de TI e vem ganhando impulsão e confiança entre gestores de empresas de todos os tamanhos, independentemente do segmento em que atuam.

Essa é uma demanda global a qual o Brasil faz parte e não atender às exigências dos usuários por um ambiente mais propício à inovação, serviços melhores, mais ágeis e com custos reduzidos, entre tantos outros benefícios, pode levar os negócios a perder vantagem competitiva.

Ao que tudo indica o gestor brasileiro já se deu conta disso, tanto que a estimativa do Gartner é que, até 2022, o País deve atingir uma taxa de 11,5% com soluções de Cloud Computing. É importante sabermos algumas razões que têm levado essa, até então, tendência, a virar uma nova realidade global entre as empresas.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, é mandatório as empresas acompanharem a jornada da Transformação Digital, para não perderem mercado. As estimativas mostram que mais de 40% das receitas corporativas virão de negócios digitais, um exemplo claro do potencial que as novas tecnologias trazem para as organizações.

No entanto, a implementação desenfreada de soluções, quando é feita sem o acompanhamento de um parceiro especializado, pode tornar o ambiente de TI mais complexo, deixando-o menos produtivo, mais oneroso e vulnerável a ataques cibernéticos. Isso porque, muitas vezes, as tecnologias exigem uma qualificação profissional elevada para ser operada com excelência, também por não estarem totalmente integradas entre si e serem subutilizadas.

Por outro lado, as áreas de negócios são cada vez mais forçadas a entregar produtos e serviços rapidamente, exigindo da TI mais versatilidade e agilidade. Em muitos casos, é difícil para as organizações manter a própria infraestrutura totalmente disponível para lançar novos recursos no mesmo timing que a área de negócios demanda, dificultando os processos internos.

A nuvem surge como uma forte aliada das empresas diante desse novo contexto. As soluções, quando gerenciadas por meio dela, levam mais simplicidade e agilidade às empresas de todos os tamanhos, especialmente quando é possível integrar diversos recursos numa única tecnologia.

Dependendo do que for necessário no ambiente, os profissionais de TI podem ter acesso a sistemas de Switching, SD-WAN, Segurança da Informação, Comunicações, Gerenciamento de Mobilidade e Vídeo Câmeras, tudo gerenciado de forma centralizada na nuvem, oferecendo aos seus administradores mais controle de sua rede, sem o custo e a complexidade das arquiteturas tradicionais.

Algumas das principais qualidades dessas ferramentas estão na possibilidade de proporcionar relatórios muito bem consolidados, analytics para ajudar na tomada de decisão, flexibilidade e agilidade, sendo muito rápido o processo de implementação. Sem falar ainda na visibilidade que esse tipo de recurso proporciona ao gestor. Por sinal, essa é uma característica que merece um destaque à parte, tamanha sua importância nos dias de hoje.

Em uma realidade onde os colaboradores levam inúmeros dispositivos pessoais para se conectar à rede corporativa, é fundamental ter conhecimento do seu ambiente, seja para criar políticas de uso ou até mesmo entender melhor as características da sua rede, definindo melhorias e melhorando a experiência dos usuários. Aliás, a visibilidade do ambiente é crucial em um espaço onde há um fluxo de informações, principalmente com a proximidade da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Atualmente, é possível encontrar tecnologias com painel intuitivo com base em navegador, o que facilita sua operação. Por ter uma série de recursos automatizados e ser fácil de usar, esse novo modelo permite que alguns colaboradores sejam realocados para atender outras demandas mais importantes para o negócio.

Em tempos de redução de custo e demanda por mais agilidade nos negócios, é imprescindível que as organizações não resistam às mudanças. A ajuda de um parceiro com conhecimento consultivo é vital para as empresas se aproveitarem dessas transformações. A nuvem veio para ajudar e tornar as inovações mais acessíveis para todos.

*Paulo Pinatti é Solution Architect Manager da NTT Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar