É possível ter negócios digitais e prestar serviços remotamente para os EUA? Saiba mais!

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Horácio Busolin Júnior

Abrindo uma empresa LLC (Limited Liability Company), semelhante à LTDA no Brasil, é possível obter algumas facilidades burocráticas e isenção de impostos

Empreendedores brasileiros estão buscando nos últimos anos alternativas para expandirem os negócios nos EUA. Em 2022, o comércio bilateral entre EUA e Brasil bateu recorde, atingindo 498 bilhões de reais, 26% a mais que em 2021, segundo dados da Embaixada e Consulados Americanos.

Outro dado bem relevante mostra o movimento de empresas brasileiras que desejam atuar nos EUA. Segundo a agência norte-americana de incentivo a novos negócios (USAID), mais de 1,4 mil empresas e startups foram fundadas ou adquiridas por brasileiros desde 2016.

Portanto, há um mercado promissor para quem deseja investir nos EUA, principalmente empreendedores brasileiros que querem se estabelecer com um negócio digital e fornecer serviços de maneira remota nos EUA. Além disso, é possível abrir uma LLC (Limited Liability Company), algo semelhante às empresas “LTDA” no Brasil, e obter algumas facilidades e isenções tributárias. Mas afinal como isso funciona?

Isenção de impostos

O processo envolve a abertura de uma conta bancária para sua LLC e a garantia de que todas as transações financeiras sejam realizadas remotamente. Caso o empresário não seja residente nos EUA, ele ainda poderá obter um status de isenção de impostos para sua empresa, por três maneiras:

- Estabelecer uma empresa offshore;
- Fazer com que esta empresa offshore seja proprietária da LLC;
- Registrar a propriedade intelectual em nome da empresa offshore.

Além dos custos iniciais de configuração, o empreendedor será responsável apenas pelas taxas anuais de manutenção da empresa e despesas operacionais. Esta estratégia permite minimizar legalmente as obrigações fiscais do negócio digital.

O CEO da HAYMAN-WOODWARD, empresa de mobilidade global Leonardo Freitas explica que é possível manter o negócio digital do Brasil com imposto zero. “Além disso, o empreendedor tem só que pagar a anuidade da abertura da empresa e pagar somente os custos operacionais dela. E aí você consegue descontar 100% do imposto e não pagar absolutamente nada pro governo americano”, explica Freitas.

Como funciona a tributação de uma LLC?

Basicamente, não existe uma modalidade própria de tributação para empresas do tipo LLC. Por isso, a tributação segue o modelo de uma Partnership que tenha no mínimo dois sócios, ou como uma Sole Proprietorship que conta com apenas um.

A tributação no modelo Partnership (dois sócios ou mais) será feita realizando o Tax Return, que é a declaração de imposto de renda anual. Isso é feito por meio do Form 1065 (U.S. Return of Partnership Income), em que devem constar todas as receitas e despesas, e qual foi a alocação de cada sócio.

Caso a empresa tenha apenas um sócio, a tributação seguirá o regime de Sole Proprietorship, em que o sócio declara receitas e despesas em seu próprio Tax Return. Isso se dá por meio de Form 1040 (Schedule C). Esta tributação é chamada de Pass-through taxation. Nela, a organização propriamente dita não tem que pagar tributos, tudo vai para o Tax Return pessoal do proprietário.

Sobre a Hayman-Woodward

A HAYMAN-WOODWARD é uma empresa de mobilidade global. Com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos, a HAYMAN-WOODWARD dedica-se a apoiar indivíduos e entidades empresariais no seu objetivo de construir valor por meio das fronteiras. Com 28 anos de experiência e conhecimento em mais de 180 tipos de vistos, a HAYMAN-WOODWARD oferece apoio teórico e prático em todas as fases do processo de imigração para quem deseja morar, empreender ou prestar serviços fora do país.