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Como promover a inovação de produtos de sua empresa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
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Em tempos onde o consumidor está cada vez mais exigente, cabe às empresas a missão de se reinventar constantemente e corresponder às expectativas

*Rodrigo Granja

Se existe algum tipo de unanimidade entre os especialistas do meio, é que o mercado comercial se encontra em uma grande onda de mudanças frequentes. Seja em consequência dos avanços tecnológicos ou pela adoção de novas mentalidades por parte da população, a realidade para as marcas é uma só: para sobreviver em um segmento, é necessário se destacar entre os demais. Existe algum tipo de fórmula mágica para se atingir esse patamar tão desejado? A resposta é negativa, afinal, o cotidiano empresarial oferece uma série de peculiaridades. Mas sem dúvidas, a inovação de produtos surge como uma alternativa a ser considerada.

No último ano, em uma pesquisa publicada pela Nielsen Brasil, constatou-se que cerca de 95% dos brasileiros não possuem apego a produtos, lojas ou marcas. Isso pode estar diretamente ligado à falta de sensibilidade das organizações quanto ao processo de fidelização dos clientes. Afinal, a qualidade precisa caminhar de mãos dadas com a novidade, e somente assim se poderá consolidar uma base satisfatório de consumidores.

Pensando nisso, preparei um artigo completo sobre alguns tópicos determinantes na busca pela obtenção de um produto diferenciado. Acompanhe!

Descubra sua identidade cultural

Inovar também é sinônimo de se manter em harmonia com as tendências culturais do cenário em que se está inserido. Por exemplo, uma companhia que pouco se preocupa com a realidade social ao seu redor e as movimentações de seu público-alvo, terá muito mais dificuldade de se estabelecer no mercado. Um estudo realizado através do projeto “O Impacto da Cultura”, idealizado por um grupo de redes sociais, indicou que os consumidores preferem marcas que se conectam à cultura local.

Compreender a forma que a persona pensa e enxerga o mundo é o ponto de partida para formular estratégias capazes de destacar sua marca em um meio extremamente competitivo. Hoje em dia, é impossível se distanciar do que se passa no país, e se manter alheio às implicações sociais é flertar com um ostracismo desnecessário.

Ser diferente não basta

É comum achar que basta aderir à uma nova abordagem de determinado produto que o sucesso será inevitável, mas na prática, isso não é garantia. Trata-se de utilizar de modificações nos atributos dos bens a fim de mudar a concepção do público-alvo sobre eles. Nesse sentido, existem algumas variações do conceito.

Por exemplo, um produto tecnologicamente aprimorado, que proporciona benefícios únicos, resultantes de seu alcance técnico, configura em um diferencial importante e que pode alavancar um novo status mercadológico. Aperfeiçoar o desempenho de um item já existente por meio de mudanças na matéria-prima é outro caminho seguido com frequência.

Inovação se dá na experiência

Supondo que a empresa tenha conseguido apresentar um produto inovador. Isso será suficiente para potencializar as vendas e impulsionar o negócio? E a jornada até o cliente adquirir o item oferecido? No relatório Digital Trends divulgado no ano passado, sob tutela da Adobe em parceria com a Econsultancy, a ideia de Customer Experience aparece como um componente decisivo para o desenvolvimento das marcas e sua relação com os leads.

A evolução tecnológica abriu espaço para o crescimento das organizações em diversas frentes, e a interatividade digital pode protagonizar a adoção do Customer Experience como método de fidelização. Desde o primeiro diálogo até o interesse expresso de realizar a compra, cada etapa tem seu peso e exige um olhar estratégico por parte das empresas.

Encerro esse texto recordando a necessidade de se reinventar enquanto marca, facilitando o processo de criação e/ou aprimoramento de produtos inovadores, em todos os sentidos. Espero que esse artigo seja de grande valia para você e sua empresa!

*Rodrigo Granja é Innovation Partner na LogiThink. Com visão disruptiva, diferenciada e o peso de mais de 300 clientes em seu portfólio, a Logithink, oferta ao mercado consultoria, implementação e suporte de ERP, Application Management Services – AMS, Service Desk, Alocação de profissionais, Fábrica de software, Diagnóstico de uso para otimização de ERP, Aplicativos Empresariais Customizados, Infraestrutura e Treinamento.

Com mais de 10 mil projetos implantados e com executivos que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem um portfólio de peso e visa ser a melhor parceira em Tecnologia e Transformação Digital, ampliando a visão tecnológica das empresas.


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