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5 dicas para o seu e-commerce vender mais no Natal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Boldrini
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5 dicas para o seu e-commerce vender mais no Natal

A decoração natalina já toma conta das ruas e das vitrines, e o e-commerce toma fôlego após a Black Friday para se preparar para vender mais no Natal. Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a estimativa é de que a data injete R$ 53,5 bilhões na economia brasileira neste ano. E a boa notícia é que pelo menos 40% dos consumidores pretendem comprar os presentes no e-commerce.

A data costuma ser sinônimo de boas vendas, mas algumas estratégias podem tornar os resultados ainda melhores. Por isso, a Wirecard, uma das plataformas digitais de pagamento que mais crescem no mundo, separou algumas dicas para que o comerciante virtual consiga atrair e conquistar mais clientes, aumentando as vendas online durante o Natal.

#1 Invista em criação de conteúdo:

O marketing de conteúdo é essencial para a estratégia de atração de potenciais clientes em qualquer época do ano, mas durante o Natal ele se torna ainda mais importante. Para aproveitar a data, vale investir em materiais para o blog e para as redes sociais, pensando em assuntos que podem chamar a atenção do consumidor.

As pesquisas feitas no Google e em outros buscadores podem ajudar. Faça uma análise sobre quais são as buscas frequentes durante essa época, como "presente de Natal para bebês" ou "presente de Natal para namorado", e produza conteúdos atrativos que respondam a essas perguntas. E, é claro, não esqueça de incluir essas palavras-chave no texto.

Se o seu e-commerce oferece produtos que podem ser ótimos presentes para um namorado, por exemplo, coloque alguns deles como dicas no post do blog, no vídeo ou em qualquer que seja o material produzido. Mas faça isso sem oferecer diretamente os itens, para que a dica não soe como uma propaganda agressiva.

#2 Traga o Natal para a sua loja:

Além de abordar o Natal nos conteúdos produzidos pela sua loja virtual, traga esse tema para as descrições e para as fotos dos produtos. É claro que você não precisa atualizar todas as mercadorias do seu portfólio, mas ter alguns itens como iscas pode atrair consumidores para toda a loja.

A descrição deve ser reescrita utilizando palavras-chave atrativas e que tenham relação com a data. As fotos também podem ganhar um toque natalino, e os produtos com essa temática devem ser colocados na home do site e patrocinados nas redes sociais e no Google. Dessa forma, o cliente acessa o seu site a partir deles, mas acaba conhecendo todo o seu e-commerce.

Outra boa pedida pode ser trazer o tema natalino para o site, com cores e enfeites típicos da data em anúncios, e com a criação de abas específicas sobre o assunto.

#3 Aposte em campanhas de marketing digital:

Campanhas personalizadas de marketing digital são excelentes para essa época. Você pode, inclusive, utilizar os contatos gerados com a Black Friday e o histórico de cada consumidor para oferecer produtos e descontos que interessem especificamente a eles. Se algum deles comprou uma chuteira recentemente, talvez possa se interessar por uma bola, por exemplo.

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta que você pode utilizar para divulgar suas ofertas, assim como os links patrocinados em redes sociais. E ao usar essas técnicas, não deixe de incluir o clima natalino nos textos e tenha atenção ao SEO.

Ao promover ofertas, uma boa opção é criar um senso de urgência, lembrando ao consumidor de que o Natal está chegando e que é necessário comprar com antecedência para que os produtos cheguem até a data. Tudo isso sem ser agressivo e falando como um amigo do cliente.

#4 Prepare o estoque e a logística:

Para que o produto chegue ao cliente a tempo do Natal, vale lembrar que não basta apenas que ele faça a compra com antecedência. É papel do e-commerce garantir a eficiência no estoque e na logística para que nada dê errado.

Presentear é uma tradição natalina, e nada mais chato do que deixar de entregar o presente para um familiar ou um amigo porque ele não chegou a tempo. Essa é uma falha que pode custar caro à imagem do seu e-commerce.

Por isso, prepare-se com antecedência, confira o seu estoque e o prazo de entrega das transportadoras que você utiliza. E, caso a compra do cliente não possa ser entregue até o Natal, deixe isso bem claro no momento da venda.

#5 Garanta um bom atendimento:

Alguns clientes ainda têm insegurança em comprar no e-commerce. Ela costuma ser causada pela falta de um atendimento mais pessoal e personalizado, por não ter uma forma de experimentar ou ver o produto ou, ainda, pela incerteza em colocar seus dados bancários em um site que considera inseguro.

Por isso, para vender mais no Natal, é importante garantir que o cliente tenha confiança em comprar na sua loja online. Em se tratando do atendimento, ofereça canais de comunicação direta para que o cliente possa tirar dúvidas de forma rápida. O WhatsApp é uma boa opção, assim como outras redes sociais. Porém, é essencial que o suporte seja eficiente, unindo agilidade e educação.

Também é fundamental que as formas de contato com a empresa estejam bem visíveis, a fim de que o cliente tenha mais facilidade em encontrá-las. Você também pode desenvolver algumas respostas-padrão para perguntas frequentes, o que economiza tempo em uma época tão agitada.

Sobre a insegurança em não poder experimentar o produto antes de adquiri-lo, a melhor solução é apostar em fotos com ótima qualidade, de vários ângulos e com a possibilidade de zoom, além de descrições minuciosas sobre cada item. Isso não só garante mais confiança ao consumidor, como também ajuda a reduzir as dúvidas e os pedidos de troca.

Por último, para garantir segurança a quem visita o seu site, é importante contar com um bom meio de pagamentos online, que evite fraudes, ofereça um checkout transparente e, além disso, facilite a compra com diversas formas de pagamento, aumentando a aprovação de vendas.

O Natal é sempre uma grande oportunidade de aumentar as vendas online, mas só isso não garante o sucesso da sua loja virtual nesta data. Como vimos, é fundamental preparar o e-commerce, investir em marketing, garantir boas ofertas e um ótimo atendimento para atrair e conquistar os clientes.

Sobre a Wirecard

A Wirecard (GER:WDI) é uma das plataformas digitais na área de comércio financeiro que mais crescem no mundo. Oferecemos a empresas e consumidores um ecossistema com valor integrado em constante expansão, construído em todo de pagamentos digitais inovadores por meio de uma abordagem B2B2C integrada. Esse ecossistema concentra-se nas áreas de pagamento e risco, serviços bancários de varejo e transações, fidelidade e cupons, análise de dados e aprimoramento da taxa de conversão em todos os canais de vendas (online, celular e ePOS). A Wirecard opera instituições financeiras regulamentadas em vários mercados importantes, além de deter licenças de todas as principais redes de pagamentos e cartões. Além disso, a Wirecard está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (DAX and TecDAX, ISIN DE0007472060).


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