Brasil,

Seguradoras adotam o uso de tecnologia ‘vestível’ para criar descontos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

POR IGOR ALMENARA CARNEIRO

A chegada da tecnologia vestível (ou wearables) trouxe vantagens incontestáveis para a saúde dos usuários. São muitos os relatos de emergências médicas evitados por informações em tempo real, fornecidas pelos dispositivos. Além disso, informações coletadas também servem para consultas médicas, proporcionando um tratamento mais personalizado e com maior detalhamento de sintomas e rotinas. Mas o que acontece quando seguradoras também começam a utilizar esses dados para avaliar o usuário?

“É uma situação de vantagens mútua”, segundo as seguradoras. É evidente que seu objetivo é que os clientes vivam o máximo possível, tarefa mais árdua quando se trata de alguém com maus hábitos, rotina estressante e má alimentação. Com os wearables, parte desses problemas pode ser desencorajado. O incentivo vem através de descontos para aqueles que mantém a saúde em dia.

Os descontos podem ser conquistados por visitas ao médico, aulas online sobre nutrição ou alcançar metas de exercícios físicos (medindo usando wearables, como Fitbit). Hábitos que aprimoram a vida do usuário.

Para a seguradora, além de diminuir a demanda de suas coberturas, também serve de convite para novos clientes com bons hábitos. A presença de descontos pode tornar o seguro mais acessível para essas pessoas, que poderiam adotar o serviço por “segurança extra”.

Tudo vem com um preço
O custo disso, evidentemente, é a privacidade do usuário e os sujeitam também a possíveis erros dos dispositivos — como erros envolvendo batimentos cardíacos. Burlar o sistema dos dispositivos vestíveis também não é difícil. A seguradora americana John Hancock — que adotou o novo sistema — coloca um tempo de contrato de, em média, 20 anos. Contando que o usuário não perpetue sua trapaça.

Brooks Tingle, presidente e CEO da John Hancock Financial, alega que os dados só serão compartilhados com a devida autorização do usuário. O que levanta outro problema: apesar de agora ser algo voluntário. Futuramente o cenário pode mudar, e o usuário que não aceitar ter seus dados compartilhados seja sujeitado a anuidades mais caras.

Além disso, também é discutida a mudança da relação do usuário com sua própria rotina. Sendo “hábitos saudáveis” um termo amplo demais para ser definido pela seguradora. Os parâmetros da seguradora podem influenciar negativamente na vida de quem já mantém bons hábitos, mas por métodos alternativos.

Uma tendência?
Não é uma iniciativa inédita. A Allstate Auto Insurance, outra seguradora americana, começou a fechar acordos com usuários para instalação de câmeras em seus veículos. A fim de avaliar a prudência do condutor no trânsito, também em troca de descontos.

Resta aguardar a popularização do serviço. Também avaliar se as vantagens são, realmente, mais interessantes que a privacidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar