Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O diferencial das avaliações comportamentais na contratação de candidatos via plataformas online

O diferencial das avaliações comportamentais na contratação de candidatos via plataformas online

Alisson Souza, CEO da abler, relata como o comportamento de candidatos pode ser identificado e utilizado para contratações mais assertivas

Encontrar um bom emprego requer dedicação e, nos últimos tempos, a qualificação deve ir além das especificações do cargo desejado, mas também conciliar a experiência com as chamadas soft skills, que são habilidades de comportamento necessárias para desenvolver as atividades do dia a dia com maior desenvoltura.

Atualmente, muitas empresas investem nessas habilidades e procuram por funcionários que já as possuam. A abler, startup focada em Recursos Humanos e com uma plataforma de recrutamento completa, dispõe de uma série de recursos para encontrar os melhores profissionais para cada vaga. “Nós ranqueamos os candidatos com base nos requisitos que a empresa está pedindo por ordem de aderência. Ninguém é desclassificado de forma automática, mas o recrutador não precisará ver todos os currículos para saber qual é o aplicante com maior fit”, explica Alisson Souza, fundador e CEO da empresa.

A plataforma também permite que recrutadores utilizem avaliações para extrair os melhores resultados de uma seleção de candidatos. Segundo o especialista, é importante que os candidatos respondam a essas perguntas não só para a empresa, mas para entender o próprio perfil comportamental e desenvolver as habilidades que ainda não foram aperfeiçoadas.

Alisson explica que a base dessas análises é feita utilizando a psicometria, que é o vínculo entre psicologia e estatística, para calcular a aderência entre o candidato à vaga. “A empresa traça o perfil que precisa para determinada posição, o candidato responde a avaliação comportamental e, utilizando matemática e tecnologia, as ferramentas calculam a aderência entre candidato e vaga”, ele relata.

Com as respostas de uma avaliação bem calibrada é possível entender os traços de comportamento, como foco em resultados, flexibilidade, tomada de decisão, adaptabilidade, gestão de conflitos, trabalho em equipe, resiliência, entre outras, que são importantes para o dia a dia dos profissionais.

Para o candidato, é importante estar atento para responder as avaliações periodicamente. “Teorias dizem que só é possível melhorar alguma habilidade comportamental significativamente após pelo menos 6 meses de prática. Portanto, apenas após esse período é possível descobrir alguma melhora passando por uma nova avaliação. Se os candidatos não renovam esses processos, a probabilidade da empresa não considerá-lo para um novo processo seletivo é grande, uma vez que ainda estará disponível apenas o resultado antigo”, finaliza Alisson.

Sobre a Abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a Abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza o banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.

Sobre Alisson Souza

Apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S, Alisson trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, quando exerceu o cargo de Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. É pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University. No final de 2017 cofundou a abler, Software para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS), 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio, já auxiliou mais de 300 clientes a fecharem 40 mil vagas na média de oito dias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo