Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Previsão para a Indústria Automobilística

Previsão para a Indústria Automobilística

Rating de Seguros – Comentário Econômico n∘ 713

Prezados Senhores,

Por razões óbvias, tudo que envolve a indústria automobilística interessa diretamente ao setor de seguros.

O seguro de automóvel é o principal ramo comercializado pelos corretores, representando aproximadamente 60% da sua receita.

Assim, o gráfico abaixo corresponde ao licenciamento e à produção de veículos nos país, em valores acumulados móveis 12 meses.

De forma didática, podemos fazer a análise das curvas por fases.

· No final de 2013, o país produzia e licenciava um pouco acima de 3,5 milhões de unidades por ano, o máximo da sua história.

· A partir de 2014, com a recessão, esse patamar diminuiu de forma abrupta e, ao final de 2016, o valor baixou para 2,0 milhões ao ano, tanto em produção como em licenciamento. Uma queda expressiva, de 40% em dois anos.

· A partir 2017, de uma forma lenta mas contínua, os valores foram subindo. A curva da produção foi na frente, beneficiada pelas exportações. No final do ano passado, chegamos a quase 3,0 milhões ao ano, nos dois casos – produção e licenciamento. Esse foi o cenário ao final de 2019.

· Agora, com a pandemia, houve uma mudança de cenário, com a consequente alteração nas trajetórias das curvas. Somente no mês de março, a queda foi de 20%, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Nos dois casos, produção e licenciamento. Porém, esse foi um número extraordinário e não deve se repetir ao longo do ano. Tudo sinaliza que o cenário epidemiológico esteja menos crítico daqui a 4 ou 5 meses. Entretanto, claro que haverá perdas no setor. Se considerarmos uma queda de 10 a 15% no ano, chegaremos a um patamar de 2,5 milhões de unidades por ano ao final de 2020.

· Se confirmado, esse valor de 2,5 milhões ao ano representa uma retração, mas seria, pelo menos, melhor do que o mínimo conseguido no final de 2016. Ou seja, em 2020, o setor já teria passado por algo pior, se comparado com 2016. Enfim, não deixa de ser algum consolo.

Abraços,

Francisco Galiza.

http://www.ratingdeseguros.com.br/

http://twitter.com/ratingdeseguros

____________________________________________________

Iniciado em 2010, o objetivo principal da seção “Comentários Econômicos” é realizar a análise de alguma publicação ou fato – nacional ou internacional – que tenha relação (direta ou indireta) com o mercado de seguros. Em média, são enviados 6 a 7 comentários por mês.

Leia este e outros comentários econômicos em: http://ratingdeseguros.com.br/wp/comentarios-economicos/



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS