Brasil,

Brasil abre 2,8 milhões de empresas em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Apesar de um ano politicamente conturbado, retomada da economia anima quem sofreu com o desemprego dos últimos anos

De acordo com a Receita Federal, o Brasil teve 2,8 milhões de empresas abertas até a última contagem feita em outubro de 2019, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2018. As empresas abertas sobre o regime MEI (Microempreendedor Individual) aumentaram 23%, com um total de 2,2 milhões, enquanto os não-MEI aumentaram 5%, 550 mil registros a mais. O saldo de empresas abertas e empresas baixadas, excluindo o MEI, foi de 223 mil contra 201 mil em 2018, um crescimento de 11%.

"A instabilidade econômica vivida pelo Brasil, que gerou a alta do desemprego, foi um dos acontecimentos que contribuíram para o aumento de CNPJ’s abertos. Muitas pessoas começaram o seu próprio negócio, outras passaram a atuar como profissionais liberais ou freelancers para se adequarem a esse cenário", afirma Vitor Torres, Fundador e CEO da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do país e pioneiro no desenvolvimento dos serviços online. Agora com a retomada da economia, os números devem ser ainda maiores, haja visto que em 2019, a participação do MEI na abertura de empresas foi de 77%.

"As pessoas já tomaram a iniciativa de empreender durante a crise, agora, com a economia se recuperando, ainda que lentamente, a tendência é que esse seja um caminho ainda melhor e mais forte", analisa o CEO. A região Sudeste aparece com o maior crescimento absoluto em abertura de empresas, com 19,9% frente ao ano anterior, mas é a região Norte que teve o maior percentual de abertura, com 20,3% de incremento. Os estados que mais se destacaram na comparação anual foram: Amazonas (27,3 mil; +24,6%); Pará (54mil; +24,1%); São Paulo (830 mil; +23,7%) e Santa Catarina (137 mil; 22,3%);

Dentre as cidades, três delas têm um maior destaque em crescimento, sendo apenas uma capital: Manaus (+32%), São José dos Campos (43,5%) e Guarulhos (49%). "As regiões Norte e Nordeste, assim como o interior de São Paulo, tem crescido significativamente em número de CNPJ’s, isso porque estas regiões passaram a ser mais vistas e tem mostrado um excelente desenvolvimento como pólo comercial fora das regiões Sul e Sudeste, que já estão mais saturadas", diz Torres.

Um fator muito interessante, de acordo com os dados internos da Contabilizei, é que houve aumento do empreendedorismo feminino, já que 25% das aberturas de empresa feitas por mulheres,indicador que era 18% em 2016. Outro dado que chama atenção é a média de idade desses novos "empreendedores", que fica em 36 anos. Dos 36 aos 50 é a faixa etária que mais cresceu ano a ano, pulando dos 34% em 2018 para 37% em 2019. Ao que tudo indica, 2020 será um ano ainda melhor na economia e a expectativa é que novos CNPJ’s continuem crescendo ano a ano.

Sobre a empresa

Fundada em 2013, a Contabilizei é hoje o maior escritório de contabilidade do país e pioneira em oferecer o serviço totalmente online. Com o objetivo de oferecer mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas e profissionais liberais, a plataforma faz uso da tecnologia para automatizar processos e rotinas garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. Atualmente possui mais de 10 mil clientes espalhados por mais de 48 cidades no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar