Brasil,

Mercado de minério de ferro mostra estabilidade, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Mesmo já esperando uma queda na demanda pelo minério em 2020, devido a crise do coronavírus, as indústrias ainda têm uma margem estável com que trabalhar

Por Vitor Maciel, economista da COSTDRIVERS

***O autor está disponível para entrevistas e também como fonte

Uma crise da magnitude da que estamos vivendo com o novo coronavírus certamente afeta todos os mercados, principalmente o de commodities a granel. Porém, ao analisar os dados do minério de ferro, o segundo produto mais importante nas exportações brasileiras, nota-se um desempenho diferenciado: a produção bruta tem se mantido relativamente estável, enquanto as projeções dos valores de venda no mercado futuro são de crescimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em 2018 o ferro correspondeu a 68% das exportações minerais, o que nos mostra quão importante é acompanhar o comportamento desse mercado. Vale, ainda, ressaltar que a China é responsável por importar (de diversos países) uma média anual de 1,1 bilhão de toneladas desse produto e, a Europa, 100 milhões.

Um fato que colabora para a manutenção de boas projeções, como as citadas, é que esse mercado tem a particularidade natural de atuar com oferta restrita - ou seja, as mineradoras comumente operam com uma produção justa em relação à demanda. Além disso, os principais players estão preparados para lidar com eventos e ocorrências de grande impacto. Em 2019, por exemplo, um ciclone tropical afetou a produção das mineradoras australianas, enquanto o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) impactou uma empresa nacional.

Com essas informações, é mais fácil de entender que, mesmo esperando uma queda na demanda pelo minério em 2020, as indústrias ainda têm uma margem com que trabalhar. Junte-se a isso o fato de a China ter anunciado a retomada de algumas atividades econômicas. No último dia de março, por exemplo, o índice de produção industrial do país alcançou 52 pontos, após ter chegado a 25,7 pontos em fevereiro. Para o segundo semestre, a expectativa é que se inicie uma retomada econômica e industrial sutil, apesar de o próprio governo chinês já ter informado que quase 70% das empresas de exportação e importação já tenham retomado as operações. São fatores como esses que sinalizam um preço estimado da tonelada do minério de ferro no mercado futuro em US$83.

Na siderurgia, mesmo com as quedas esperadas na produção - em especial, da indústria automobilística -, ainda deve haver um desempenho aceitável em 2020 (globalmente, a previsão é de que ocorra uma retração de 10% a 15% na produção dos Estados Unidos e Europa). Por aqui, em dezembro de 2019, o Instituto Aço Brasil (IABr) estimava que a indústria siderúrgica nacional elevaria sua produção, ao longo de 2020, em 5,3%, atingindo 34,2 milhões de toneladas. Dessa forma, como no primeiro trimestre de 2019 a produção de aço bruto foi de 8.624 toneladas, esperava-se que no mesmo período em 2020 o total fosse de 9.081 toneladas. Dados recentemente divulgados pelo IABr indicaram produção de 8.018 toneladas - queda moderada, portanto, de 11,7%, levando-se em conta o cenário econômico global.

Por outro lado, no que diz respeito aos custos dessas empresas, o panorama é afetado pelo balizamento em dólares. Em janeiro e fevereiro, ainda foi possível repassar ao mercado um reajuste de 10%, mas, desde março, a própria indústria vem assumindo as despesas. Lembrando que a contração nas vendas e no faturamento já supera 60%.

Sim, vivemos um momento incerto, em que ainda não é possível fazer previsões exatas. Porém, ao analisar os dados da indústria chinesa, bem como o comportamento do mercado, a expectativa é de que cheguemos ao final de 2020 com produção e exportação positivas de minério de ferro. Uma evidência de que os resultados devem apresentar melhoria é que, mesmo frente a uma das piores crises já enfrentadas pela humanidade, o Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) para os próximos meses está em 23,3 pontos. Continuaremos acompanhando os indicadores da indústria global e como o mercado consumidor vai se comportar.

Sobre a COSTDRIVERS

A COSTDRIVERS é a primeira plataforma SAAS de dados e inteligência de mercado para tomada de decisões e suporte técnico especializado para interligar as informações entre as áreas de compras, controladoria e vendas. Gerando aumento das vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. A COSTDRIVERS otimiza o tempo dos profissionais que precisam obter informações relevantes para aplicar em processos de finanças, negociações ou desenvolvimento de produtos em B2B. Para saber mais, acesse: www.costdrivers.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar