Pix já é meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros em compras e transações online, segundo estudo da Minsait Payments

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Bandos Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

- No Brasil, modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 30,8% dos consumidores em transações realizadas pela internet

- Dados são do XIII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, que ouviu 4,8 mil internautas residentes na Europa e América Latina
- Estudo revela uma significativa retração do uso do cartão de crédito em transações online no país, que caiu de 34,5%, em 2022, para 25,4%, em 2023

O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer compras e realizar transações online. A modalidade de transferências instantâneas é a preferida de 30,8% dos consumidores do país com acesso à internet, ficando à frente tanto dos cartões de crédito (25,4%) e de débito (3,5%) quanto das carteiras digitais (10,2%) e do débito em conta (19,2%).

Os dados se referem ao ano de 2023 e são do XIII Informe de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait Payments, filial de meios de pagamento da Minsait, empresa de transformação digital e Tecnologia da Informação da Indra. O documento, apresentado anualmente pela companhia e produzido em parceria com as consultorias espanholas Analistas Financieros Internacionales (AFI) e The Cocktail Analysis, oferece uma visão global e evolutiva das principais tendências do setor, servindo de referência para diversos agentes da indústria de pagamentos.

Nesta edição, o relatório contou com a participação de 4,8 mil internautas, contratantes de ao menos um produto bancário e residentes em países da Europa (Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido) e América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e República Dominicana).

Entre as principais tendências identificadas pelo estudo, destaca-se a digitalização generalizada dos pagamentos na região latinoamericana, com o dinheiro em espécie perdendo cada vez mais espaço, inclusive nas chamadas transações P2P (person-to-person), realizadas diretamente entre pessoas físicas, sem o envolvimento de uma instituição financeira intermediária. No caso brasileiro, o Pix também é o meio de pagamento mais utilizado nesse tipo de transação (44,5%), ficando cerca 17 pontos percentuais à frente da moeda física (27,2%).

Já no âmbito das compras e transações online realizadas pelos brasileiros, embora o percentual alcançado pelo Pix (30,8%) esteja muito próximo do registrado na edição anterior do estudo (30,5%), chama a atenção a significativa retração do uso do cartão de crédito, apontado como meio de pagamento favorito de 34,5% do entrevistados em 2022, contra 25,4% em 2023.

Além da preferência pela modalidade de transferências instantâneas, o XIII Informe também aponta para um avanço exponencial da popularidade das carteiras digitais no país, que passaram a representar por 10,2% dos pagamentos feitos pela internet em 2023, contra os 0,3% registrados no ano anterior.

Por fim, quando se fala em pagamentos presenciais, o grande destaque vai para o crescimento da preferência pelo cartão de crédito, que subiu de 23,2%, em 2022, para 28%, em 2023, tomando, assim, a posição de protagonismo até então assumida pelo Pix, cuja participação nessa categoria de compras e transações caiu de 28,5% para 21,7% na mais recente edição do relatório.

Sobre a Minsait Payments

A Minsait Payments é a subsidiária de meios de pagamento da Minsait, que oferece capacidades em processamento e soluções inovadoras de pagamentos digitais. A empresa aposta em um modelo de processamento transversal voltado para empresas com natureza tecnológica, sejam fintechs, bancos, varejistas ou grandes empresas de tecnologia. A Minsait Payments tem mais de 30 anos de experiência e uma equipe com mais de 1,3 mil profissionais especializados em pagamentos. Atualmente, oferece serviços a mais de 150 clientes, em 20 países da América Latina.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, líder mundial em engenharia tecnológica para os mercados aeroespacial, defesa e mobilidade, e em transformação digital e tecnologias da informação na Espanha e América Latina, por meio de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio está baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação, que a tornam o parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave de seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte de sua estratégia e de sua cultura, para responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No fechamento do exercício de 2022, a Indra teve receitas de 3,851 milhões de euros, quase 57 mil profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.