Brasil,

Imigrantes: os heróis desconhecidos por trás do crescimento econômico dos EUA

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

sonho americano - COMPRIMIDA - banco de imagem sonho americano - COMPRIMIDA - banco de imagem

A economia dos Estados Unidos está experimentando um vigor surpreendente, em grande parte impulsionado pela chegada de imigrantes nos últimos anos, conforme destacam análises realizadas pelo JPMorgan e recentes estudos.

Contrariando previsões anteriores e desafiando percepções convencionais, a imigração emergiu como um fator significativo na expansão econômica do país.

Joyce Chang, presidente de pesquisa global do JPMorgan, destacou a contribuição da imigração no fortalecimento contínuo da economia dos Estados Unidos. Ela ressaltou que a população aumentou em quase 6 milhões nos últimos dois anos, impulsionando o consumo e mantendo o desemprego em níveis historicamente baixos.

De acordo com o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, a economia americana revisou suas projeções, elevando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,1% em 2024, em comparação com a estimativa anterior de 1,4%. Esta melhoria reflete a resiliência da economia, apesar das taxas de juros crescentes, enquanto o Fed busca controlar os níveis de inflação.

Apesar das condições monetárias mais rígidas, o mercado de trabalho dos EUA permanece aquecido, com a taxa de desemprego mantendo-se abaixo de 4% em fevereiro e a adição de 275.000 empregos à economia.

A imigração tem sido um fator significativo no impulsionamento do consumo nos EUA, contribuindo para a expansão da força de trabalho e para a dinâmica econômica positiva. Embora haja pressões inflacionárias, o impacto líquido da imigração é benéfico.

Além disso, um relatório recente do Escritório de Orçamento do Congresso estimou que a imigração líquida para os EUA foi de 3,3 milhões em 2023 e deve permanecer nesse nível em 2024, antes de cair para 2,6 milhões em 2025 e 1,8 milhão em 2026.

Dr. Vinícius Bicalho, fundador e CEO da Bicalho Consultoria, destaca a importância da mão de obra brasileira para a economia dos Estados Unidos. Ele enfatiza que a imigração não apenas contribui para o crescimento econômico, mas também é crucial para sustentar o desenvolvimento do país diante de desafios demográficos. Isso sugere que a presença de trabalhadores brasileiros nos Estados Unidos desempenha um papel vital no impulsionamento da economia e na superação de obstáculos relacionados à demografia, como envelhecimento da população ou escassez de mão de obra qualificada.

Desde a retomada do processamento de vistos em 2021 e 2022, os trabalhadores estrangeiros têm desempenhado um papel importante ao preencher lacunas críticas na força de trabalho, especialmente em setores e áreas afetadas pelas paralisações pandêmicas. Consequentemente, a economia dos Estados Unidos testemunhou uma recuperação mais vigorosa e sustentável do que inicialmente previsto, com o fluxo migratório alcançando seu ponto mais alto desde 2017.

Enquanto isso, o Departamento de Orçamento do Congresso prevê que até 2034, a expansão do mercado de trabalho através da absorção de mão de obra estrangeira adicionará US$ 7 trilhões à economia dos EUA e US$ 1 trilhão às receitas do governo federal, destacando o papel essencial dos imigrantes no crescimento econômico de longo prazo.

“O uso de dados e projeções, fornece respaldo à importância da imigração para a economia americana” reforça Dr. Vinicius Bicalho.

Diante desses números, o JPMorgan projeta um ciclo de afrouxamento "superficial" do Federal Reserve, com pressões inflacionárias persistindo em meio a altos gastos do governo e imigração.

Consultoria Especializada Para Todo Processo Migratório

Enquanto os imigrantes desempenham um papel vital na economia, é importante garantir que o processo migratório seja conduzido de maneira adequada e legal, cada etapa requer cuidados específicos, planejamento estratégico e experiência jurídica.

É nesse contexto que a Bicalho Consultoria Legal se destaca como uma opção confiável.

Sob a liderança do advogado Vinícius Bicalho, com licenciamento nos EUA, Brasil e Portugal, a equipe detém amplo conhecimento em imigração, impostos federais e negócios internacionais. Dr. Vinícius Bicalho é graduado em Direito pela University of Southern California, com ênfase em Direito Empresarial no Brasil.

"Oferecemos suporte abrangente em todas as áreas, desde a análise do perfil do cliente até a preparação meticulosa da documentação e o acompanhamento do procedimento." afirma Dr. Vinicius.

A consultoria oferece uma pré-avaliação migratória gratuita, um serviço detalhado para identificar o visto mais adequado às circunstâncias individuais de cada cliente.

“O objetivo principal da Bicalho Consultoria é garantir uma transição tranquila e bem-sucedida para os Estados Unidos,” completa Dr. Vinicius.

Além de auxiliar com vistos de trabalho, a Bicalho Consultoria Legal também oferece suporte em outras opções de imigração, como reunião familiar, investimento empresarial ou estudo acadêmico. A equipe está preparada para fornecer orientações especializadas e representação jurídica de qualidade para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos nos Estados Unidos.

Quem é Vinícius Bicalho

Advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal;

Sócio fundador da Bicalho Legal Consulting P.A.;

Mestre em direito nos EUA pela University of Southern California;

Mestre em direito no Brasil pela Faculdade de Direito Milton Campos (MG);

Membro da AILA - American Immigration Lawyers Association;

Responsável pelo Guia de Imigração da AMCHAM.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar