OANDA - O impacto não quantificável do vírus e a conta de estímulo bloqueada afundam o apetite de risco

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sherlock Communications - Amanda
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

*Por Edward Moya, analista de mercado da OANDA em Nova York

Wall Street fechou na semana passada com algum otimismo, as ações americanas estavam mostrando sinais de estabilização, as esperanças eram altas de que o Congresso aprendesse lições da Crise Financeira Global que sugeriria que o bipartidarismo proporcionaria uma resposta rápida na obtenção de um acordo de estímulo. As ações globais tiveram outro começo terrível depois que os democratas bloquearam o pacote de resgate de resposta econômica ao coronavírus do Senado. A aversão ao risco parece permanecer aqui, à medida que os investidores ficam com mais medo de que essa possa ser a pior recessão global durante o tempo de paz. A volatilidade deveria começar a se acalmar, pois os bancos centrais provocam uma ira de programas e estímulos de liquidez, mas as atualizações da coronavírus na Europa e nos EUA continuam sugerindo que não estamos nem perto de ficar fora de perigo ou até perto o suficiente para adivinhar quando isso poderia potencialmente acontecer.

Nesta semana, os investidores começarão a prestar atenção aos dados econômicos, pois veremos quão ruim está ficando para as economias ocidentais. Os PMIs serão a chave para muitos modelos econômicos para tentar determinar o quão ruim o vírus interrompeu os negócios. Há pressão para que os líderes dos EUA ofereçam estímulo para as empresas e os americanos, uma vez que muitos trabalhadores que recebem por hora apresentarão reivindicações pelo desemprego. As expectativas são bastante altas em que Congresso fará algo nesta semana, mas as ações dos EUA permanecerão vulneráveis devido à incerteza quanto ao vírus. A cada dia que passa, parece que os esforços de bloqueio são intensificados globalmente, assim parece que os mercados financeiros permanecerão nervosos até vermos a taxa de infecção melhorar nos EUA e na Europa. Agora que os EUA finalmente fizeram algum progresso na entrega de testes para o vírus, os mercados poderão ver em poucas semanas se os esforços de bloqueio foram bem sucedidos em atrasar o impacto da capacidade de assistência médica. Os circuit breakers tornaram-se muito comuns nas últimas quatro voláteis semanas de negociação e provavelmente serão usados novamente nesta semana.

Petróleo

O petróleo parece pronto para cair novamente, já que os traders de energia duvidam que o presidente Trump possa realmente sancionar seu caminho para conseguir que os russos joguem bem com os sauditas. A especulação de que a Opep e o Texas possam chegar a um acordo de corte de produção parece altamente irrealista, o que significa que o petróleo bruto WTI ultrapassará o nível de US$ 20 nesta semana.

Os preços do petróleo estão tentativamente mais altos na sessão, mas essa recuperação é estritamente igual à das ações dos EUA que se afastam dos limites mínimos.

Mesmo que os preços do petróleo de alguma forma consigam se recuperar um pouco mais, o petróleo está caindo, já que a destruição da demanda por petróleo só piorará à medida que mais países intensificarem o fechamento de esforços comerciais não essenciais e à medida que o espaço de armazenamento se esgotar. As condições de demanda de petróleo em excesso e com excesso de oferta parecem não ter sinais de mudança no curto prazo.

Ouro

O ouro está tentando recuperar seu cartão de membro do porto seguro. Com as ações dos EUA abrindo o limite, alguns traders de metais esperavam que a disputa por dinheiro reduzisse os preços do ouro. O dólar mais baixo é provavelmente o maior responsável pela alta de hoje nos preços do ouro, mas, eventualmente, o ouro se beneficiará de todo o estímulo fiscal e monetário que todo mundo parece estar lançando. O ouro manteve o nível de US$ 1.450 a onça e, no momento, parece que poderia começar uma alta constante de volta ao nível de US$ 1.600, desde que o dólar não repita a semana passada.

Bitcoin

O Bitcoin pode ser uma semana difícil, à medida que aumentam os pedidos de venda a descoberto de ações, o que significa que os traders que desejam vender ativos de risco podem simplesmente retirá-lo do Bitcoin. A volatilidade do Bitcoin permanecerá em velocidade absurda, pois continua a compensar a reação dos mercados financeiros à pandemia de coronavírus e não a quaisquer cripto-fundamentais.