Brasil,

Mind Lab lança programa para desenvolver habilidades socioemocionais de estudantes com aulas suspensas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Veloso
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por meio de atividades autoinstrucionais, o Mind Lab em Família garante que estudantes, professores e familiares possam continuar a sua jornada de aprendizado mesmo distante do ambiente escolar de forma gratuita

O novo Coronavírus impôs medidas de prevenção que mudaram as rotinas por todo Brasil. Nas redes de ensino, as aulas foram paralisadas e podem afetar mais de 48 milhões de alunos na rede básica, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diante desse cenário, a Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, lançou o Programa Mind Lab em Família. Com uma metodologia pioneira e disponível nos meios digitais, o programa busca dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes, famílias e professores nesse período de suspensão das aulas.

O Mind Lab em Família foi criado tendo como referência o Programa MenteInovadora que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser oferecidos de forma digital, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, é possível realizar o download dos materiais e os jogos podem ser confeccionados com objetos disponíveis em casa.

"Nem todas as escolas têm o suporte necessário para fornecer ensino a distância. Sabendo disso, o Mind Lab em Família surgiu da nossa vontade de minimizar ao máximo os impactos da crise na educação, explica Marcelo Del Bel, COO da Mind Lab. Construímos um programa que permite às crianças e aos jovens desenvolverem a capacidade de lidar com um mundo complexo e desafiador, de forma autônoma e sem precisar de acesso contínuo à internet. As atividades realizadas poderão ser descontadas da carga horária do aluno. Alinhamos a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e o engajamento das famílias às necessidades do mundo atual", pontua.

A metodologia envolve atividades autoinstrucionais interativas e os conteúdos irão estimular a criatividade, o protagonismo no estudante, o engajamento das famílias, o aprimoramento profissional contínuo da equipe da rede e contará com monitoramento e avaliação. No caso dos alunos, a entrega dos materiais será feita para os pais via e-mail e celulares (SMS e WhatsApp). Já os professores terão acesso a uma plataforma com vídeos, cursos, webinars e seminários on-line. Um dos temas discutidos será as "Habilidades da Base Nacional Comum Curricular na prática". Ao final de cada módulo, os profissionais serão certificados. Todos os exercícios realizados poderão ser registrados e posteriormente descontados da carga horária escolar.

O primeiro município a aderir ao programa foi Diadema, localizado na Grande São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (30/3), o programa atenderá a 22.380 alunos entre 4 e 10 anos de 49 escolas do município. "Essa parceria é muito importante para o suporte que daremos aos nossos alunos nesse momento. Nos antecipamos buscando formas para que o trabalho pedagógico não fique prejudicado. A parceria também engloba tecnologia e conhecimento. Além dessa estratégia, as famílias também terão acesso, por meio do Portal da Educação, aos materiais disponibilizados pelos professores semanalmente", explica o secretário de Educação de Diadema, Cacá Vianna. "Quero agradecer a Mind Lab pela sensibilidade desse momento em que estamos vivendo e por ter feito a doação do material digital sem custo algum para a Prefeitura de Diadema. Com certeza será de extrema importância para os alunos e para as famílias", acrescentou.

Os municípios de Portão (RS), Taboão da Serra (interior de São Paulo), Florianópolis (SC), São Sebastião (litoral paulista) e Santo André (localizado no ABC Paulista) também utilizarão o Programa Mind Lab em Família.

Sobre o Programa MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar