Cresce o interesse dos graduados em Educação Física na área de pesquisa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Geninha Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Cresce o interesse dos graduados em Educação Física na área de pesquisa

Recém-formados buscam ampliar o conhecimento e oportunidade de trabalho por meio da iniciação cientifica

A conclusão do ensino superior para muitos o primeiro passo para novas oportunidades no mercado de trabalho, mas a possibilidade de identificar novas áreas de interesses. A conclusão do curso superior pode ser o caminho também para a carreira acadêmica. Na Universidade Santo Amaro (Unisa), tem sido crescente o interesse de recém-formados pelos cursos de Pós-Graduação - Especialização, Mestrado e Doutorado - seja para aprofundar os estudos e, também, para seguir como professor ou pesquisador.

Esse é o caso da graduada no curso EAD em Educação Física e hoje aluna do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde, Cristiane Gonçalves. Durante a graduação, Cristiane estagiou no Programa de Atividades Esportivas Extensivas à Comunidade (PAEC), uma iniciativa da Universidade para estimular a prática esportiva, entre as ações oferece academia de ginástica com equipamentos e professores de Educação Física para orientar os alunos durante os exercícios.

A experiência no PAEC com os alunos me permitiu vivenciar a profissão do Educador Físico, apesar de enriquecedora, meu objetivo inicial se manteve em atuar na área acadêmica, então a coordenadora do curso de Educação Física da Unisa, Rosemeire de Oliveira, me orientou a cursar o mestrado para iniciação cientifica”, reforçou Cristiane. Hoje sendo uma das bolsistas do programa de mestrado da Unisa, Cristiane se dedica a estudos relacionados a hipertensão, a pessoas idosas, transtorno alimentar, ansiedade e depressão.

Outros dois alunos graduados em Educação Física, Fernando Mateus e Gabriella Tanaka, também estagiaram no PAEC e são bolsistas do programa de Mestrado da Unisa, assim como a Cristiane, o Fernando e a Gabriella atuam no desenvolvimento de pesquisas. Atualmente, Fernando se dedica a estudar o comportamento da pessoa idosa e, também da obesidade. Já Gabriella dedica o trabalho de pesquisa para identificar parâmetros relacionados a depressão.

“O PAEC tem sido uma importante base de dados para as nossas pesquisas”, ressalta, a coordenadora do PAEC, Thais Reimberg. Segundo a coordenadora o PAEC oferece atividades aquáticas, esportes de quadra, ginástica artística, avaliação física dentre outras ações. Todas as práticas esportivas são gratuitas e com vagas limitadas. Os interessados em participar devem residir próximo a Universidade e realizar sua inscrição pelo Programa Social Santo Amaro.

A Pós-Graduação em Ciências da Saúde possui 2 anos de duração, com carga horária de 630 horas. O programa é coordenado pela professora Dra. Carolina Nunes França. A área de concentração é a ‘Atenção Interdisciplinar em Saúde Humana’. A Unisa é a única Universidade que mantém parceria para pesquisa com as prefeituras regionais de Capela do Socorro e Parelheiros, na região Sul da cidade de São Paulo. O programa é também recomendado pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e preveem em seus editais, concessão de bolsa de estudo de até 100% para os mais bem colocados.

Sobre a Universidade Santo Amaro (Unisa)

Com 55 anos de atuação, a universidade Santo Amaro (Unisa) está entre as principais instituições de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima, conceito cinco. Atualmente, a Unisa oferece mais de 700 cursos presencias e a distância (EAD), entre graduação, pós-graduação – especialização, MBA, mestrado e doutorado – e extensão. Ao todo são mais de 40 mil alunos e 450 unidades no Brasil.  Com o propósito de transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável, a entidade investe em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Anualmente, a Instituição realiza mais 500 mil atendimentos à comunidade.