Brasil,

Diagnóstico do autismo em adultos é mais complicado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayse Luan
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O autismo possui níveis, os quais indicam a independência da pessoa, sendo o 1 o mais difícil de ser identificado - Freepik O autismo possui níveis, os quais indicam a independência da pessoa, sendo o 1 o mais difícil de ser identificado - Freepik

Neste Abril Azul especialista diz que expansão do conhecimento tem possibilitado essa descoberta na maior idade e pontua sinais a serem observados

O Brasil tem uma grande ausência de dados atualizados sobre o autismo, os últimos são de 2010 e feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontava estimativa que uma em cada 36 crianças com menos de 8 anos possui a condição. Considerando esse estudo, o Brasil teria cerca de 6 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o mês ganha a cor azul para ressaltar a condição.

Um fato que tem chamado atenção ultimamente para o TEA é o diagnóstico tardio, inclusive em famosos. A neurologista Lanucy Freita de Lima Maia, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, destaca que diagnosticar o autismo em adultos é mais difícil. “Na criança a gente consegue ver como ela está se desenvolvendo e como o transtorno do espectro autista é um distúrbio de neurodesenvolvimento, pegando no começo, ajuda bastante a reconhecer as alterações. No adulto às vezes temos as características da personalidade da pessoa, além de outros transtornos psiquiátricos, que podem confundir", explica.

A médica ressalta que a maior descoberta do autismo em adultos se deve ao aumento do conhecimento dos profissionais. “Tem se falado mais, suspeitado mais. A maioria de quem hoje é adulto já apresentava esses sintomas desde a infância, porém naquela época, não tínhamos o conhecimento que a gente tem hoje, os estudos, os profissionais e acaba que não foi feito o diagnóstico na infância, mas o transtorno continua prejudicando a vida da pessoa. Agora, felizmente, essas pessoas estão tendo a oportunidade de serem diagnosticadas e tratadas corretamente”, pontua.

Níveis

O autismo possui níveis, os quais indicam a independência da pessoa. No nível 1 o adulto precisa de pouco suporte, no 2 é necessário um auxílio razoável e o 3 é quando o indivíduo precisa de muita ajuda. O primeiro é o mais difícil de ser diagnosticado. “O nível de suporte 1 é o mais difícil de se diagnosticar, porque é o que apresenta menos sintomas visíveis. A pessoa tem mais sintomas que geram sofrimento nela, como dificuldade de comunicação, de compreensão, de se expressar, de sair da rotina. São algumas alterações que quem vê de fora pensa que é só o jeito dela, que não tem nada e acaba julgando que aquilo não é importante”, detalha a especialista.

Lanucy Maia pontua os sinais a se observar sobre o TEA em adultos. “O principal sintoma é a dificuldade de comunicação e de interação social. Lembrando que isso vem da infância. Então um adulto que quando criança interagia, tinha amigos, conseguia ficar ali um local cheio e depois na adolescência ou na idade adulta iniciou essa dificuldade a gente não vai pensar em autismo, vamos analisar outros transtornos. A pessoa com TEA têm dificuldade de fazer amizade, de formar vínculo, a maioria não gosta de estar em locais com muitas pessoas, gosta de ficar mais sozinho, mais isolado, tem a dificuldade de sair da rotina, tem uma rigidez muito grande no que ele planeja, quando sai alguma coisinha diferente fica totalmente descompensada”.

Segundo a neurologista, o tratamento do TEA em adultos é parecido ao de crianças, mas com menor eficácia. “O tratamento do transtorno de espectro autista é basicamente terapias. No adulto a gente também pode fazer as terapias, mas com uma resposta menor. Quanto mais novo começar a terapia, melhor é o resultado. No adulto, geralmente ele já chega com comorbidades, com transtorno de ansiedade, depressão, entre outros. O cérebro dele já está formado. A gente nasce com o cérebro imaturo e ele vai amadurecendo e se formando até os 18 anos, quando passa dessa idade a gente tem pouca oportunidade de mudança. Isso não quer dizer que não deve ser feito o tratamento, as terapias continuam sendo muito importantes, porém quanto antes iniciar, melhor.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar