Brasil,

ESPM Rio Desenvolve Guia Para Editais de Fomento a Startups Ligadas à Economia Criativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Nakamura
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Material traz recomendações tanto para quem deseja participar quanto para quem elabora os editais

Para ajudar empreendedores a participar, de forma correta, de editais de fomento a startups com foco na Economia Criativa, pesquisadores de dois núcleos de estudos da ESPM Rio, o Laboratório de Cidades Criativas (LCC) e o Laboratório de Inovação, Informação e Interação (Lab3ai), desenvolveram um material didático que está disponível gratuitamente, inclusive para impressão, no link Material didático e instrucional (Guia impresso) - Orientações para a elaboração e a participação em editais de fomento para startups criativas

O guia foi criado pelos pesquisadores William Martins, Diego Santos Vieira de Jesus, Paulo Reis e Veranise Dubeux, após a conclusão de que muitos empreendedores da área perdem oportunidades de investimento por não saber decifrar os editais.

As recomendações são destinadas tanto às empresas quanto aos profissionais que elaboram esses documentos. Para os interessados na participação em editais, os autores sugerem, por exemplo, interações com outros empreendedores que podem ajudar na capacitação individual, necessária para a entrada em programas de fomento, e a criação de uma equipe multidisciplinar para potencializar as chances de aprovação. Há também recomendações para negócios que ainda se encontram em fase embrionária e outras para projetos mais consolidados.

Entre as recomendações para os profissionais que elaboram os editais estão tentar traduzir, de forma mais clara e acessível, o linguajar técnico e a adoção de uma comunicação mais eficaz entre as entidades organizadoras e os interessados, evitando eventuais entraves futuros.

Sobre os autores

William Martins - Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM Rio.

Diego Santos Vieira de Jesus - Doutor em Relações Internacionais (PUC-Rio). Docente e pesquisador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio. Coordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC) da ESPM Rio.

Paulo de Oliveira Reis Filho - Doutor em Engenharia Civil (foco em Tomada de Decisão) (COPPE/UFRJ). Docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio. Coordenador do Laboratório de Inovação, Informação e Interação (Lab3i) da ESPM Rio.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux - Doutora em Engenharia Mecânica (UFRJ). Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM Rio.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Diplomacia Corporativa e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar