Seguro Condomínio: O Papel do Síndico em Caso de Sinistro (Destaque)
Em uma recente decisão da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, foi reafirmado que apenas o síndico tem legitimidade para reivindicar indenização junto à companhia seguradora em casos de eventos cobertos por apólice de seguro contratada pelo condomínio. A decisão foi proferida no âmbito da Apelação Cível de nº: 0723168-49.2022.8.07.0001, onde uma condômina, buscou compensação por danos em seu imóvel decorrentes de alagamento.
O desembargador relator do caso, destacou que, segundo o artigo 17 do Código de Processo Civil, a legitimidade para ajuizar ações judiciais é restrita àqueles que são titulares do direito alegado. No caso em questão, a condômina não poderia figurar como parte ativa, uma vez que o contrato de seguro foi celebrado em nome do Condomínio e não da condômina.
O magistrado enfatizou que, apesar do condomínio não ter personalidade jurídica, ele é reconhecido como um ente despersonalizado capaz de realizar atividades administrativas e celebrar contratos. Portanto, somente o síndico, que representa o condomínio, pode demandar judicialmente a execução de obrigações contratuais, incluindo a solicitação de indenização de seguros.
Além disso, a decisão sublinhou que o seguro contratado para proteger as áreas comuns do condomínio não é extensível às unidades privativas, a menos que haja cláusula específica que preveja tal cobertura. Assim, cada condômino deve arcar com a responsabilidade de garantir a proteção de suas propriedades individuais, contratando seguros específicos.
Em função dessa análise, o recurso da condômina foi negado, e a sentença de primeira instância, que reconheceu a ilegitimidade ativa da autora, foi mantida. O tribunal ressaltou que, caso a condômina sinta que houve omissão por parte da síndica ou do condomínio, ela pode buscar a responsabilização através das vias legais apropriadas, mas não pode acionar diretamente a seguradora.
Esse caso reforça a importância do papel do síndico na administração condominial e destaca a necessidade de clareza nas cláusulas de contratos de seguro para evitar confusões sobre a cobertura das apólices. A decisão também serve como um alerta para os condôminos sobre a importância de assegurar que suas unidades estejam protegidas de maneira adequada, de acordo com suas necessidades individuais.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor).
Fonte: TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Processo: Apelação Cível de nº: 0723168-49.2022.8.07.0001
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Tribunal de Justiça do Tocantins Condena Corretor de Seguros por Falha em Atendimento a Idoso
- Corretor de Seguros Condenado a Pagar Mais de R$ 80 mil por Falha na Gestão da Apólice
- Sincor-DF: Um Processo Eleitoral que Reflete o Comprometimento dos Corretores de Seguros
- Não Somos Culpados por Tudo : Corretores de Seguros comemoram Decisão Judicial
- SUSEP Agora com Sede em Brasília: Novos Rumos para o Setor de Seguros no Brasil
- A Importância do Seguro para Bares e Restaurantes: Lições de um Caso Judicial
- STF Facilita Processos de Inventário: Sem Quitação Prévia do Imposto ITCMD
- Atenção, Corretores de Seguros: A importância da Assinatura do Proponente no Contrato
- Seguradora Aceita Risco e Depois Nega Sinistro: Justiça Diz PAGA!
- O Que a Justiça Diz sobre o Papel do Corretor de Seguros
- Como a Jurisprudência do STJ Protege a Corretora de Seguros Contra Processos!
- Justiça Condena Agência de Turismo por Sinistro em Seguro Viagem

Adicionar comentário