Legítima a negativa de sinistro se o cancelamento da apólice foi comunicado ao corretor de seguros
Trata-se de ação de indenização proposta pelo segurado Paulo Cesar, residente em Sobradinho, cidade satélite de Brasília, DF, em face de seguradora, cuja petição inicial argumenta que contratou o seguro do seu veículo, a ser pago em 4 (quatro) parcelas de R$422,13 (quatrocentos e vinte e dois reais e treze centavos), mediante DÉBITO em CONTA CORRENTE.
Afirma o segurado que durante a vigência da apólice se envolveu em acidente de trânsito e, após iniciar o procedimento para receber a INDENIZAÇÃO DO SEGURO, esta foi RECUSADA pela SEGURADORA sob o argumento de INADIMPLEMENTO de todas as parcelas do contrato de seguro.
Em contato com a seguradora, esta teria informado ao segurado que a conta corrente cadastrada para efetivação do pagamento das parcelas do seguro estava errada.
Por considerar que o erro em relação ao cadastro da conta corrente que impediu o desconto das parcelas do contrato de seguro é da seguradora, o segurado pede a condenação da seguradora ao pagamento dos danos materiais suportados em razão do acidente de trânsito e indenização por danos morais.
A seguradora apresentou CONTESTAÇÃO, argumentando que a apólice de seguro foi cancelada porque os dados da conta corrente do segurado estavam errados e, por isso, não foi possível efetivar os débitos das parcelas. Afirma que os dados bancários foram fornecidos pelo próprio segurado através do seu corretor de seguros e, por isso, a seguradora foi obrigada a cancelar a apólice por endosso. Afirma que a corretora foi informada da inconsistência e, ao final, impugna os pedidos de indenização. O Juízo da Segunda Vara Cível de Sobradinho julgou IMPROCEDENTES os pedidos do segurado.
INCONFORMADO, o segurado interpôs APELAÇÃO CÍVEL alegando necessária reforma da sentença. Alega também que, a correspondência eletrônica enviada a corretora que vendeu o seguro não é capaz de constituir o segurado em mora; razão pela qual, o cancelamento do seguro configura-se injustificável.
Considerando a definição de Corretor de Seguros como intermediário legal, a Turma Recursal entendeu suficiente a notificação do corretor de seguros para configurar a mora do devedor, que legitimamente o representou. Portanto, não merece reparos a sentença.
Foi NEGADO o RECURSO do SEGURADO, mantendo incólume a SENTENÇA combatida, ISENTANDO a SEGURADORA do pagamento do sinistro.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros e delegado representante da Fenacor.
Fonte: TJDFT - Processo : 20140610048826APC (0004769-76.2014.8.07.0006)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Tribunal de Justiça do Tocantins Condena Corretor de Seguros por Falha em Atendimento a Idoso
- Corretor de Seguros Condenado a Pagar Mais de R$ 80 mil por Falha na Gestão da Apólice
- Sincor-DF: Um Processo Eleitoral que Reflete o Comprometimento dos Corretores de Seguros
- Não Somos Culpados por Tudo : Corretores de Seguros comemoram Decisão Judicial
- SUSEP Agora com Sede em Brasília: Novos Rumos para o Setor de Seguros no Brasil
- A Importância do Seguro para Bares e Restaurantes: Lições de um Caso Judicial
- STF Facilita Processos de Inventário: Sem Quitação Prévia do Imposto ITCMD
- Atenção, Corretores de Seguros: A importância da Assinatura do Proponente no Contrato
- Seguradora Aceita Risco e Depois Nega Sinistro: Justiça Diz PAGA!
- O Que a Justiça Diz sobre o Papel do Corretor de Seguros
- Justiça: Seguradoras Não Podem Descontar Comissões dos Corretores de Seguros
- Como a Jurisprudência do STJ Protege a Corretora de Seguros Contra Processos!

Adicionar comentário