Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Simpósio sobre Alergia Alimentar aborda manejo do paciente além do consultório médico

- Doença atinge 8% das crianças com até dois anos de idade

- Mais de 170 alimentos estão na lista dos potencialmente alergênicos

- Evento reunirá especialistas das áreas da Alergia, Imunologia, Gastroenterologia, Pediatria e Nutrição

“Meu filho tem alergia alimentar: e agora? - Visão da doença além do consultório médico” é uma das palestras de destaque do X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar, realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) em parceria com a diretoria do extinto Instituto Girassol. O evento acontece em São Paulo, no mês de novembro.

No Brasil, não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência de alergia alimentar parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

A demora cada vez maior na perda da alergia e o aumento da gravidade dos sintomas também são preocupações atuais. O evento abordará, além da avalição técnica de alergistas e imunologistas, uma visão de profissionais não médicos envolvidos no manejo do paciente alérgico (fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga), o papel da família e da sociedade.

O objetivo do Simpósio é reunir especialistas das áreas de alergia, imunologia, gastroenterologia, pediatria e nutrição para discutir e atualizar sobre os tratamentos e os caminhos a serem traçados no que diz respeito ao assunto. Jean-Christoph Caubet, da Universidade de Genebra, estará presente no evento.

“A alergia alimentar é uma doença bastante ampla, pois atinge várias especialidades e precisamos nos unir para estudar, atualizar e levar informações e tratamentos de ponta aos nossos pacientes. A alergia alimentar não impacta a vida de uma pessoa apenas pelos sintomas e reações, mas também inibe a convivência social e, quando se trata de criança, pode acarretar diversos prejuízos nutricionais e psicológicos”, ressalta a Dra. Renata Cocco, Coordenadora do Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI e integrante do comitê organizador do X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI.

O que é alergia alimentar - É uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito. Mais de 170 alimentos são considerados potencialmente alergênicos, apesar de uma pequena parcela deles ser responsável por um maior número de reações: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Considerada um problema de saúde pública, a alergia alimentar está aumentando em todo o mundo. Apesar de poder se manifestar em qualquer época da vida, o quadro geralmente se inicia na infância. Dependendo do alimento e mecanismo envolvidos, a alergia pode se resolver até a adolescência ou persistir por toda a vida.

X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI
Datas e Horários: 22/11 – às 13 horas
23/11 – às 08 horas
Local: Hotel Maksoud Plaza - R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo
Inscrições e programação: http://bit.ly/girassol_ASBAI

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Facebook: Asbai Alergia
Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/
Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS