Brasil,

CAR-T Cell pode ser alternativa consistente no tratamento de crianças e jovens com câncer no sangue

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Há algumas semanas, a imprensa brasileira noticiou sobre os resultados positivos de um tratamento experimental em um paciente sem possibilidades terapêuticas contra um câncer do sistema linfático. Conhecida como CAR-T Cell, a terapia foi aplicada pela primeira vez no Brasil dentro de um estudo realizado pela USP em Ribeirão Preto (SP). Mas o que não se falou à época é que crianças foram as primeiras beneficiadas pela técnica em países da Europa e América do Norte.

Em abril de 2012, aos sete anos, a americana Emily Whitehead foi a primeira paciente do mundo a receber o tratamento com CAR-T Cell, devido a uma leucemia linfoide aguda. A doença foi resistente a outros tratamentos, inclusive o transplante de medula óssea. Atualmente, a jovem segue sem nenhuma evidência da doença, sendo talvez a paciente mais famosa do mundo.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Dr. Claudio Galvão, a terapia CAR-T Cell já é bastante estudada em países da Europa e América do Norte, onde tanto universidades como as indústrias farmacêuticas realizam a maioria das pesquisas. Outros estudos foram realizados no Hemisfério Norte, em sua maioria em pacientes jovens com leucemia linfoide aguda, um dos tipos de câncer mais comuns na infância. “Hoje, há diversas pesquisas com outras doenças, incluindo linfomas, leucemias, mieloma e neuroblastoma”, explica.

Mas o presidente da SOBOPE faz ressalvas importantes. “Muita cautela deve ser tomada, uma vez que as CAR-T Cells ainda são bastante tóxicas, exigem equipes altamente especializadas em sua realização e eficácia”, diz. “Também será necessário esperar mais tempo para avaliar o quanto as CAR-T Cells podem substituir o transplante de medula óssea, pois já sabemos que nem todos pacientes ficam curados e as células tumorais encontram caminhos para escapar da terapia”, completa.

Realidade brasileira

Entre os questionamentos com respeito à entrada do CAR-T Cell no Brasil estão a regulação por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o tratamento para outras populações com câncer, como crianças e jovens. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca de 12.500 pessoas, entre zero a 19 anos, acometidos por tumores pediátricos, como linfomas, leucemias e tumores do sistema nervoso central.

No Brasil, apesar de se mostrar promissora, pondera Galvão, a CAR-T Cell ainda é cara para a realidade da rede pública de saúde, que também precisa se organizar para incluir a terapia entre os serviços disponíveis à população. “Uma das apresentações comerciais da terapia pode chegar a quatrocentos mil dólares, o que ainda é distante da realidade local. Aliás, a técnica é cara para qualquer sistema de saúde de mundo”, destaca.

“O procedimento experimental realizado pela equipe de Ribeirão Preto é algo genial”, afirma o médico onco-pediatra, considerando a escassez de recursos para a pesquisa nacional. Mas agora, segundo ele, os pesquisadores vão precisar de mais apoio para escalar o tratamento a mais pacientes.

“É sempre bom lembrar que a maioria dos pacientes com leucemias agudas e linfomas, tanto adultos quanto crianças, podem ser curados com terapias convencionais. O CAR-T Cell certamente será útil para um pequeno grupo de pacientes com doenças resistentes. Portanto, existe um grande caminho a ser pavimentado”, conclui o presidente da SOBOPE.

Sobre a SOBOPE

Fundada em 1981, a SOBOPE tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do país e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar