Curso de Emergências Obstétricas busca estabelecer rede de conhecimento

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

O III Curso Teórico-prático de Emergências Obstétricas da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP) será realizado pela Regional de Campinas em 26 de outubro. Entre 08h30 e 17h do último sábado do mês, o treinamento trará aos gineco-obstetras a sistematização do atendimento em casos de urgências obstétricas a fim de melhorar a assistência à paciente e diminuir as taxas de mortalidade e morbidade das gestantes.

“É importante que os médicos saibam identificar e tratar precocemente algumas intercorrências graves, as quais, quando não diagnosticas ou tratadas corretamente, podem levar à morte”, alerta dra. Karayna Fernandes, professora adjunta de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Anestesistas, intensivistas e enfermeiros também estão convidados a participarem das aulas.

Os temas abordados foram definidos com base nas causas mais comuns de morbimortalidade da gestação. Nessa edição do curso, o edema agudo de pulmão também entrou para a lista. Segundo a dra. Giuliane Lajos, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, “é inadmissível que uma mãe que se prepara para gerar uma vida venha a falecer por conta de uma dessas complicações”. O dr. Caio Hartman, médico assistente da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e docente do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, concorda e afirma: “Precisamos padronizar condutas e treinar profissionais para atuar de maneira mais coesa em casos de emergências obstétricas”.

Além de preparar o gineco-obstetra para lidar com situações inesperadas na rotina do hospital, o curso também tem como objetivo formar uma rede de conhecimento. “É importante que o profissional que participa das aulas utilize o que aprendeu no ambiente onde trabalha, divulgando informações e mudando a rotina daquele local”, estimula dra. Giuliane.

Trabalhar com o sistema de simulação também é um diferencial. O conceito moderno dos treinamentos médicos auxilia no processo de errar, reavaliar e refazer, pois não envolve a vida do paciente. É o momento em que os profissionais podem testar suas possibilidades.

Já em relação à repercussão do curso, dr. Elton Carlos Ferreira, mestre e doutor em Obstetrícia na área de Saúde Materna e Perinatal no Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor adjunto de obstetrícia da PUC Campinas, comemora: “Os inscritos chegam ao projeto com expectativas muito altas que, ao final, são correspondidas! Recebemos muitos elogios dos participantes”.

Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP)
Datas – 26 de outubro
Horário – 08h30 às 17h
Vitória Hotel Concept Campinas – Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Caminas – Campinas, SP