Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SOGESP cria tropa de elite para reduzir a mortalidade materna

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em 2017, o Estado de São Paulo registrou recorde histórico de mortalidade materna. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 60,6 óbitos por 100 mil nascidos vivos. As principais causas são evitáveis: pressão alta, hemorragia e infecções.

Com o objetivo de reverter esse quadro, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP) tem trabalhado continuamente na qualificação dos tocoginecologistas do Estado. O processo mescla a disseminação de conhecimento de excelência ao estabelecimento de condutas para oferecer mais segurança ao parto.

No sábado, 21 de setembro, realizou uma edição do Curso de Emergências Obstétricas, para capacitar instrutores em rotinas como classificação de risco, diagnóstico e assistência às urgências hipertensivas e hemorrágicas, manejo de sepse materna e de edema agudo de pulmão.

Foram habilitados 71 instrutores, os quais assumiram a missão de percorrer municípios de norte a sul de São Paulo, para multiplicar as técnicas e informações adquiridas com os ginecologistas e obstetras que fazem parte da linha de frente da assistência à mulher.

Os professores Fábio Fernandes Neves, Rossana Pulcineli, Cristiane Paganoti, Elaine Christine Dantas Moises, Silvana Maria Quintana e Vera Therezinha Medeiros Borges ministraram as aulas, divididas em uma etapa conceitual e outra de hands-on. Cada detalhe que eventualmente pode interferir no bom resultado do parto mereceu atenção. A começar pelo tempo adequado para o atendimento à mulher.

“A agilidade é essencial nessas horas. Precisamos nos mobilizar para identificar falhas no acesso e na assistência dos serviços de saúde. Desde que iniciamos esses cursos, a capacidade de reconhecimento e ação por parte das pessoas treinadas vem aumentando significativamente”, declara Elaine Moisés, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e uma das coordenadoras desse projeto.

Desde o início do projeto, em 2018, já são mais de 650 ginecologistas capacitados em 17 rodadas do Curso de Emergências Obstétricas SOGESP.. Silvana Maria Quintana, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRPUSP), reforça:

“As aulas já possibilitaram mudanças e melhorias visíveis no tratamento das mulheres. Muitos dos profissionais treinados já foram capazes de atuarem no sentido de melhorar processos de atendimento, estabelecendo protocolos nos locais em que atuavam”.

Com a meta de interferir positivamente na queda dos índices de mortalidade materna, a SOGESP inclusive alinhava algumas parcerias para o treinamento de especialistas da rede pública, via secretarias estadual e municipais de saúde.

A presidente Rossana Pulcineli considera relevante colocar o curso em evidência e chamar a atenção para um problema tão urgente nos hospitais de São Paulo e do mundo. Entretanto, enfatiza que o problema ainda é bastante grave:

“Já chegamos a registrar uma média de 35 de razão de morte materna nos períodos entre 2003 e 2005. Só que os índices têm subido nos últimos anos. A SOGESP tem feito sua parte, mas é imprescindível vontade política, responsabilidade e comprometimento por parte dos gestores da saúde”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar