Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hospital Santa Cruz destaca a importância do diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tarcila Zonaro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

(Foto: iStock) (Foto: iStock)

A doença acomete o sistema nervoso central e ocorre mais em mulheres entre 20 e 50 anos

O Hospital Santa Cruz, que tem como foco oferecer tratamentos preventivos para promover a saúde e o bem-estar da população, alerta sobre os procedimentos e as orientações para o diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla (EM), que faz parte do grupo de doenças neuroimunológicas que atinge mais de 35 mil adultos jovens no Brasil, principalmente mulheres entre 20 e 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).

É uma doença autoimune em que o sistema imunológico agride a cobertura protetora dos prolongamentos dos neurônios (axônios), chamada de mielina, e a diminuição dessa substância interfere na comunicação do cérebro, da medula espinhal e outras partes do organismo, ocasionando o bloqueio do fluxo normal dos impulsos elétricos ao longo das fibras nervosas. Em determinados casos, o dano é temporário e o organismo consegue restaurar tais lesões sem deixar sequelas, mas em outras situações a degeneração pode ser mais grave e se tornar permanente, por isso o diagnóstico precoce é determinante para preservar o quadro clínico do paciente.

Os sintomas da doença podem se manifestar de forma aguda, subaguda ou crônica, variando de paciente para paciente, porém tipicamente evoluem com surtos de melhora e piora (forma remitente-recorrente). Alguns deles são desequilíbrio corporal, distúrbios na coordenação motora, tremores e espasmos; fraqueza muscular; alterações na bexiga e no hábito intestinal; distúrbios na fala; problemas cognitivos; mudanças na sensibilidade, como dormência, sensação de alfinetadas e ardor; dores espontâneas e alterações visuais, como a neurite óptica, além da presença de nistagmo (movimento involuntário dos olhos) e diplopia (visão dupla); Sinal de Lhermitte, que é a sensação de choque elétrico, que se reflete nas costas e pernas quando o pescoço é flexionado; intolerância ao calor; fadiga, entre outros.

De acordo com o Dr. Fabio Iuji Yamamoto, neurologista do Hospital Santa Cruz, o diagnóstico é baseado no histórico do paciente aliado a exames físico, neurológico, laboratoriais e de neuroimagem. “São realizados exames, como ressonância magnética do crânio e da coluna; do liquor, que é um fluido corporal transparente produzido pelo cérebro e que recobre e protege as estruturas do sistema nervoso central; e o de potencial evocado, que gera estímulos com eletrodos no paciente para obter respostas cerebrais, incidindo nos aspectos visual, auditivo somato-sensitivo”, destaca.

O tratamento da esclerose múltipla envolve diversos aspectos, como mudanças no estilo de vida, nutrição, reabilitação física e aspectos emocionais, além de medicamentos tanto parenterais quanto orais chamados de imunomoduladores, que modificam o curso da doença e atuam na redução de surtos. Embora controversa, a correção dos baixos níveis da vitamina D no organismo pode contribuir para minimizar o curso do processo inflamatório da doença.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar