Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novartis lança sala relógio no XX Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yolanda Drumon
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ação promoveu a educação médica em relação à progressão da doença e a importância do diagnóstico precoce

De 21 a 24 de agosto, aconteceu o XX Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla, promovido pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS). Realizado em São Paulo, o evento teve como objetivo auxiliar na educação e na pesquisa das doenças desmielinizantes do Sistema Nervoso Central1.

Como o mais tradicional evento médico voltado à Esclerose Múltipla (EM), a conferência reuniu palestrantes internacionais, pesquisadores brasileiros e latino-americanos, além de neurologistas especializados. Na pauta, estiveram temas como evolução dos conceitos, novas terapias e particularidades dos atendimentos multidisciplinares.

E, para contribuir com a educação continuada da classe médica em relação às fases da doença, a Novartis lançou uma sala-relógio com o conceito “Você não pode voltar no tempo, mas pode agir na hora certa”. Com suporte de recursos audiovisuais, os participantes puderam se aprofundar nos quatro principais elementos que auxiliam no diagnóstico da EM, sendo eles surtos, lesões, atrofia e incapacidade. Aspectos como humanização e estímulo ao diálogo com o paciente também foram abordados, como fatores críticos para o diagnóstico precoce e o início de tratamento.

“Ações como a sala-relógio no XX Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla são importantes, pois alertam para o bom uso do tempo como aliado do diagnóstico da fase secundariamente progressiva da doença”, afirma Liane Touma, diretora médica de Neurologia da Novartis.

“As manifestações dos sintomas e dos surtos da Esclerose Múltipla variam de paciente para paciente, assim como o modo de evolução da doença. A enfermidade pode ser classificada em 3 subtipos, sendo eles: remitente recorrente, primária progressiva e secundária progressiva2”, acrescenta a neurologista Samira Pereira.

A Esclerose múltipla remitente recorrente (EMRR) é a mais comum e é marcada por surtos súbitos que podem durar dias ou semanas3; a Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) é aquela na qual o paciente não apresenta surtos, mas desenvolve sintomas e, por vezes, sequelas; a Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) é tipicamente definida como progressão independente dos surtos por ≥ 6 meses, seguindo um curso inicial de RRMS 4.

Sobre a Novartis

A Novartis está reinventando a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como líder global em medicamentos, utilizamos inovações científicas e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Com foco na descoberta de novos medicamentos, estamos entre as principais empresas do mundo que investem consistentemente em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em: www.novartis.com.

Referências:

1. Portal Novartis. https://portal.novartis.com.br/esclerose-multipla. Acesso em Agosto de 2019.

Portal Novartis. https://portal.novartis.com.br/tipos-esclerose-multipla. Acesso em Agosto de 2019.

3. National MS Society. Disponível em: http://www.nationalmssociety.org/What-is-MS/Types-of-MS. Último acesso em Agosto de 2019.

WebMD. Disponível em: http://www.webmd.com/multiple-sclerosis/guide/relapsing-remitting-multiple-sclerosis. Último acesso em Agosto de 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar