Laboratório analisa exame para detecção de bórax na urina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiane Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Com precisão analítica o equipamento consegue detectar pela urina a quantidade de boro no corpo, usado pela fabricação do slime caseiro

O Maxilabor Diagnósticos, centro de referência nacional e internacional em análises toxicológicas, que analisa as matrizes de cabelo, saliva, urina e ar expirado, oferecerá mais um exame em seu portfólio. A partir de hoje, o laboratório passará a analisar o bórax, também conhecido como boro, borato de sódio ou tetraborato de sódio.

A substância bórax é muito utilizada para elaboração do slime, uma massinha gosmenta e colorida, podendo ser comercializada pronta nas lojas ou produzida em casa. A toxicidade do bórax no slime pode comprometer a saúde. Em excesso, pode causar lesões de pele, irritações nos olhos, descamação na pele, dor de cabeça, náuseas, vômitos repetidos, dores abdominais intensas, diarreia persistente, às vezes, com presença de sangue, fraqueza no corpo, anemia, convulsão e até coma.

De acordo a Resolução RDC nº 274, de 22 de setembro de 2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicado no Diário Oficial da União, o bórax é classificado como uma substância extremamente tóxica. Nos produtos comercializados no país o órgão determina que a substância apresente concentrações de no máximo 0,5% e, que nenhuma quantidade de bórax pode ser manipulada por crianças, nem constar em produtos destinados ao uso pediátrico.

A constatação das quantidades de boro na urina deve ser correlacionada com os sintomas clínicos. O nível alto de boro na urina indica uma situação de risco ou perigo e, quando associado à presença dos sintomas clínicos como diarreia, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fraqueza, mal-estar, são indicativos de possível intoxicação.

Para realizar o exame de boro, contate a central do Maxilabor pelos telefones: 0800 100 2365, (011) 3889-8960 e (011) 3050-8960. São necessários coleta de no mínimo (10ml) de urina em frasco simples com tampa e que pode ser comprado em qualquer farmácia. O resultado do exame fica pronto em até 3 dias úteis.

Serviço:
Laboratório Maxilabor
Local: Rua Ponta Delgada, 65 - Vila Olímpia - São Paulo - SP
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00
Telefones: 0800 100 2365, (011) 3889-8960 e (011) 3050-8960

Sobre o Maxilabor

Fundado em 1999, o Maxilabor é um laboratório de análises toxicológicas com expertise para analisar as quatro matrizes: cabelo, saliva, urina e ar expirado. Essas análises são realizadas em território brasileiro, nas instalações da empresa, em São Paulo. Considerado um Centro de Referência Internacional em exames toxicológicos, o laboratório tem excelência em seus serviços e, por isso, sua gestão é baseada nos requisitos da Norma Internacional ISO 17025, sendo o primeiro laboratório deste segmento a obter tal acreditação (Certificado - CRL 0270).

Os laudos emitidos pelo laboratório são aceitos no exterior, pois a CGCRE/INMETRO mantém acordos de reconhecimento mútuo com 58 organismos de acreditação de 46 países, o que confere a aceitação da acreditação em todos esses países.