Brasil,

Identificação precoce da perda auditiva impede vários transtornos físicos e psíquicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Não só os adultos em geral, mas também os pais precisam ficar alertas: crianças podem ter dificuldades na alfabetização simplesmente por não ouvirem bem

Muitas pessoas não se dão conta da importância do cuidado com os ouvidos para garantir uma boa audição, pelo menos até a velhice, quando o distúrbio costuma aparecer por causa da degeneração natural do corpo. Evitar ambientes barulhentos e tomar cuidado com a música alta nos fones de ouvido são medidas preventivas importantes. Mas e se já houver suspeitas de dificuldades para ouvir? Neste caso, quanto mais rápido procurar ajuda médica, melhor. Por meio de um exame simples, chamado Audiometria, o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo podem verificar se já existe perda de audição em um ou nos dois ouvidos. Além disso, são capazes de detectar o grau e o tipo de lesão.

"O diagnóstico precoce e o tratamento imediato, geralmente com o uso de aparelho auditivo, interrompe o processo de perda de audição. Além disso, quando o déficit auditivo ainda é pequeno, é mais fácil a adaptação às próteses auditivas e o indivíduo pode levar uma vida inteiramente normal", esclarece a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem hoje cerca de 28 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, o que representa um total de 14% da população. Mesmo com um índice tão alto, muitas pessoas demoram anos e anos para procurar uma orientação.

"Testar a sua audição periodicamente é a maneira mais segura de preservá-la pelo maior tempo possível. Por isso, o ideal é não esperar um desconforto na audição para fazer uma audiometria, principalmente se já tiver um histórico de surdez na família. Além de dificuldades para ouvir, o déficit auditivo não tratado pode causa isolamento e até depressão", alerta a fonoaudióloga.

Audição, fala e alfabetização

A detecção precoce do déficit auditivo é ainda mais fundamental na infância. Mesmo fazendo o 'Teste da Orelhinha' assim que nascem, as crianças podem, depois, sofrer danos auditivos ocasionados por determinadas doenças, como otites frequentes e/ou mal curadas, rubéola, sarampo e meningite, entre outras. É o que se chama de 'surdez neurossensorial'. Nestes casos, ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro.

Isabela Papera alerta que, na infância, é fundamental que as mães levem seus filhos para fazer o Teste de Audiometria sempre que houver sinais de atraso na fala ou quando eles entram na escola, na fase de alfabetização, para que não haja prejuízo no aprendizado em razão de uma eventual dificuldade de ouvir e de acompanhar o que o professor está ensinando.

"A audição está diretamente ligada à fala. Se a criança não formula as primeiras frases até os dois anos de idade, esse atraso pode ter origem em problemas auditivos. O mesmo ocorre durante a alfabetização, já que o aprendizado nessa fase se baseia muito na oralidade, ou seja, em como falamos os sons. Por isso a importância de uma avaliação audiológica", explica a especialista da Telex.

Aparelhos auditivos

Engana-se quem pensa que apenas indivíduos de idade avançada necessitam de aparelho auditivo. Hoje em dia, muitos adultos já precisam usar próteses nos ouvidos. "A perda auditiva sem tratamento ocasiona também um declínio cognitivo. O uso de aparelho impede o processo de isolamento e de solidão a que muitos são levados por não ouvir bem e se afastar de parentes e amigos", conclui a fonoaudióloga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar