Brasil,

Dia Mundial da Hipertensão – 17/05: Prevenir é essencial. Tratar hipertensos graves, obrigatório, afirma cientista médico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleinaldo Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a participação das mais influentes instituições médicas do planeta, a data de 17 de maio vem se tornando marco para a promoção de iniciativas voltadas à prevenção, detecção e controle da hipertensão arterial. Nas principais cidades do país, São Paulo em particular, teremos vários pontos para que as pessoas “Conheçam seus Números”, como propala a denominação para a campanha deste ano aplicada pela Organização de Saúde Pan-Americana. A atividade integra o projeto “Hearts in The Americas”, da Organização Mundial da Saúde, para frear o aumento gradativo de doenças cardio-vasculares no continente, envolvendo diversos atores da área de saúde. Esta ação global integra o plano de metas da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030.

Neste contexto, a medicina brasileira tem se destacado na busca de tratamentos para os hipertensos, especialmente os que apresentam quadros mais graves e complexos. “A prevenção da hipertensão é estratégica em termos de saúde pública. Há um conjunto de medidas em andamento relacionados à industria de alimentos, hábitos de consumo e conscientização das pessoas que poderão mudar o preocupante quadro atual”, diz o médico e cientista, Carlos Schiavon, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e coordenador de estudo na área da Obesidade e Hipertensão, realizada no Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, em São Paulo.

Para ele, todo esse esforço para redução de novos casos e para o controle da hipertensão é essencial. “Com o avanço da obesidade, vemos cada vez mais pacientes com hipertensão de difícil controle. A possibilidade de oferecermos novas modalidades de tratamento para este grupo de pacientes é fundamental para o controle adequado da doença e, consequentemente, para redução das mortes por infarto e AVC.”, analisa Carlos Schiavon.

Segundo Schiavon, dos 30 milhões de hipertensos do Brasil, cerca de 10% podem ser considerados resistentes, grupo que não responde adequadamente ao tratamento ou necessita de múltiplas drogas (>4) para o controle da pressão.

Na sua busca por respostas a este problema, Carlos Schiavon tem obtido reconhecimento da comunidade médica internacional com o estudo sobre a utilização da Cirurgia bariátrica no controle da hipertensão associada à obesidade.

A American Heart Association, uma das mais proeminentes instituições de estudos e orientações relacionados aos males cardíacos, tem dedicado especial atenção ao trabalho implementado e coordenado por Schiavon. No início do ano, o trabalho foi destaque na edição de março da Hypertension, revista científica mensal e na Circulation Research, numa edição dedicada à Fisiopatologia e Tratamentos de Hipertensão.

As informações divulgadas nestas publicações especializadas detalham dados de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA), exame que mede a pressão do paciente por 24h ininterruptas e a análise da incidência de hipertensão resistente. Todos os pacientes que foram operados e tinham hipertensão resistente, conseguiram reduzir o número de medicações e deixaram de ter o diagnóstico de resistente com impacto direto na diminuição do seu risco cardio-vascular.

O estudo – denominado GATEWAY - avaliou 100 pacientes divididos em dois grupos: um que fez a cirurgia bariátrica e outro submetido apenas ao tratamento clínico. A proposta é acompanhar todos os pacientes por cinco anos. Os resultados do primeiro ano, publicados na revista americana Circulation, especializada no assunto, mostraram dados interessantes e um dos mais importantes foi que metade dos pacientes operados conseguiram manter a pressão controlada (abaixo de 140 X 90 mm Hg) sem medicações, sendo que todos entraram no estudo tomando no mínimo dois anti-hipertensivos em doses máximas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar