Brasil, 23 de Março de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Vitamina D: e a sua importância para o organismo

A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ela é responsável pela saúde dos ossos, do metabolismo, do sistema imunológico e cardiovascular, dos músculos, além de regular a formação dos dentes. O hormônio é produzido pelo corpo, e pode ser adquirido pela exposição solar diária (início da manhã ou final da tarde) e por meio dos alimentos. Entre eles: peixes gordurosos, cogumelos secos, óleo de fígado de bacalhau, leite e seus derivados, ovos, fígado bovino, e castanhas.

A falta de vitamina D pode causar a osteoporose (ossos frágeis), a perda da força muscular e fraturas espontâneas em adultos. Nas crianças, a deficiência compromete o crescimento e pode ocasionar a formação inadequada dos ossos e dos dentes. “A vitamina D tem ligação direta com a absorção do cálcio, mineral extremamente importante para o organismo. Quando a pessoa possui deficiência desse hormônio, o nível de absorção do cálcio será pequeno, podendo acarretar em doenças como a osteoporose. O principal reservatório de cálcio em nosso organismo são os ossos”, enfatiza Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Durante a gravidez é essencial redobrar a atenção com a alimentação. A formação dos dentes de leite acontece na fase intrauterina, e dos dentes permanentes ocorre ao longo dos primeiros anos de vida. “É importante estar com o nível adequado de vitamina D para não prejudicar a saúde do bebê e garantir uma boa formação óssea e bucal”, pontua a dentista.

Uma dieta rica em alimentos com cálcio como: verduras escuras, leites e derivados, castanhas, e peixes (salmão, sardinha, atum), assim como os banhos de sol são fundamentais para a formação dos dentes. A carência da substância pode ocasionar a hipocalcemia (diminuição nos níveis de cálcio no sangue), afetando diretamente a formação do esmalte tanto dos dentes de leite quanto dos permanentes.

”O dente é formado por três camadas: esmalte dentário, dentina e polpa dentária. A falta de vitamina D causa a hipoplasia de esmalte, acarretando o tom esbranquiçado, a anatomia diferenciada em termos de estrutura do dente e ainda a má-formação da coroa dos dentes permanentes. A hipoplasia de esmalte pode surgir também por fatores sistêmicos, por problemas nutricionais, metabólicos e medicamentosos e ainda por conta de nascimento prematuro”, relata a dentista.

Segundo a especialista, não existe um índice mínimo de ingestão de cálcio. A quantidade varia de pessoa para pessoa. As consequências da má-formação são dentes menos resistentes, mais sensibilidade, alteração do osso que sustenta os dentes e esmalte defeituoso. Em casos de acúmulo de placa bacteriana as crianças podem sofrer de forma mais intensa os danos causados pela cárie. Já em pacientes idosos a carência de vitamina D pode prejudicar a osteointegração de implantes, reflexo de falhas na etapa de calcificação.

A falta de cálcio causa danos permanentes durante a formação dos dentes. “Depois que a coroa dos dentes está formada é impossível reverter o processo. Por isso é preciso ficar atento aos níveis de vitamina D no organismo. A boa notícia é que é possível realizar procedimentos para minimizar os problemas estéticos e de saúde como tratamentos de microabrasão, facetas de porcelana ou lentes de contato, clareamento para hipoplasia e restaurações”, ressalta a dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Para saber como está o nível do nutriente no organismo é necessário realizar um exame de sangue. A falta da vitamina pode ser suplementada com a orientação médica. Em hipótese alguma deve ocorrer a automedicação. O uso indiscriminado e em excesso de suplementos para amenizar a ausência de vitamina D no organismo pode elevar a concentração de cálcio no sangue e provocar a calcificação de tecidos e afetar os rins.

Sobre a Condor

Higiene Bucal, Beleza, Limpeza, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira, e com a maior fábrica de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::