O Pôr do Sol da Casapueblo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Bertin
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Varanda da Casapueblo - Crédito Tiago Caramuru Varanda da Casapueblo - Crédito Tiago Caramuru

Ver um lindo entardecer é um grande plano em qualquer lugar do mundo. Para quem escolhe acompanhar o espetáculo da natureza direto da casa de Carlos Paez Vilaró, não se esquece jamais.

A varanda, parece ter sido erguida por um único propósito: SAUDAR O SOL AO SE PÔR. No atual museu, que abriga as obras espetaculares de Vilaró, antes residência do artista, existe há mais de 20 anos a Cerimônia do Sol.

No verão chegam milhares de turistas, por isso a dica aqui é ir no outono, a estação é mais tranquila e proporciona momentos únicos para acompanhar e registrar a cerimônia, criada por Vilaró, contemplando a natureza.

Além do cenário espetacular a Casapueblo é a obra mais famosa do artista e um dos símbolos de Punta Del Este. O edifício foi construído no decorrer de 40 anos e remete as construções mediterrâneas, ali foi sua casa, seu ateliê e museu.

O museu é pequeno, o trajeto dura menos de uma hora. Ali estão expostas as pinturas, cerâmicas e esculturas realizadas em diferentes etapas da vida de Vilaró. Também tem uma salinha de cinema onde as telas projetam o tempo todo os documentários sobre a vida e obra do artista. Durante a visita, pode-se contemplar o conceito de arquitetura modelada em seus corredores, caminhos, arcos e objetos incrustrados nos muros da propriedade.

Para as visitas a recomendação é chegar uma hora antes do pôr do sol para realizar o percurso e depois contemplar a beleza do ritual na varanda. O sol foi fonte de inspiração de Vilaró ao longo da sua vida e o entardecer é um momento celebre na Casapueblo.

De todas as varandas consegue-se alcançar o Pôr do Sol e escutar a rouca voz do artista projetada nos autofalantes, se insinuando ao sol com um delicado poema sobre o astro rei. A comoção é nítida entre os visitantes e a oportunidade única.

Dados aos viajantes:

- Casapueblo está aberta todos os dias do ano e funciona como hotel, café e museu.

- O custo da entrada é de $U 320 pesos uruguaios para maiores e as crianças menores de 12 anos entram gratuitamente.

- O Museu Ateliê da Casapueblo abre a partir das 10h. até o Pôr do Sol. No verão geralmente funciona até as 21h e no inverno até as 19h.

- Se vão levar crianças de colo, precisarão deixar o carrinho na entrada, porque dentro do museu tem muita escada e obstáculos para subir e descer.

- Vale a pena sentar-se no café “Taberna del Rayo Verde” e tomar algo contemplando a inigualável vista para o mar, a baia de Portezuelo, os cerros e a arquitetura da Casapueblo.