Brasil,

Lançamentos avançam 10,7% até novembro e se aproximam de patamar recorde em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Aragonez
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foram 11,3 mil unidades lançadas no mês e 92,6 mil no acumulado de 2019. No mesmo período, vendas líquidas** cresceram 9,4%

De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc - Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o número de lançamentos foi de 11.340 unidades em novembro de 2019 (o que corresponde a um aumento de 49,6% em relação ao mesmo mês de 2018), colaborando para um volume de 92.558 unidades lançadas no acumulado do ano (volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período de 2018). Já as vendas totalizaram 11.357 unidades no último mês analisado (aumento de 0,8% em relação às vendas de novembro de 2018), totalizando 103.408 unidades vendidas até novembro (queda de 1,1% em relação ao mesmo período de 2018). Considerando os últimos 12 meses, os lançamentos e vendas de imóveis novos totalizaram, respectivamente, 109.323 e 113.950 unidades, resultados que correspondem, respectivamente, a um aumento de 12,3% no número de unidades lançadas, e uma queda de 1,7%, no volume comercializado - ambos em relação ao ocorrido nos 12 meses precedentes.

A despeito da ligeira queda no volume comercializado no acumulado do ano, é necessário destacar que as vendas líquidas de imóveis novos** - calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo - cresceram 9,4%, no acumulado de 2019 (em comparação com mesmo período de 2018). Tal resultado, por sua vez, reflete a queda expressiva no volume de distratos no balanço parcial de 2019 (-33,5%), bem como a redução observada na razão distratos/vendas - a média desse indicador até novembro de 2019 (16,5%) mantém-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (24,6%).

Na análise por tipologia residencial, a maior parte dos lançamentos (78,8%) e das vendas (69,8%) realizadas nos últimos 12 meses ainda corresponde a unidades comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)*, ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) foram responsáveis por 21,2% das unidades lançadas e 30,2% das unidades vendidas no período. Em termos de variação, os lançamentos do segmento MAP recuaram 1,6% em relação ao período precedente, enquanto as vendas e as vendas líquidas** do segmento MAP cresceram, respectivamente, 1,6% e 20,6% no período. Comparativamente, o número de lançamentos residenciais associados ao Programa MCMV* nos últimos 12 meses superou em 20,2% o volume lançado no período precedente, enquanto as vendas desse segmento recuaram 2,4% na mesma base comparativa. Por outro lado, as vendas líquidas** do segmento MCMV avançaram 3,1% no levantamento dos últimos 12 meses.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Notas: (*) As informações do Programa Minha Casa Minha Vida contemplam apenas empreendimentos da Faixa 2 e Faixa 3. (**) As vendas líquidas correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar