Brasil,

Especialistas afirmam que Brasil revolucionará forma de ensino e aluno se tornará protagonista ao determinar seu futuro profissional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maira Sester
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Evento trouxe para o debate as mudanças que virão com a nova estrutura do Ensino Médio e todas as possibilidades para alunos e professores

Um debate online, organizado pelo SAS Plataforma de Ensino, reuniu no último dia 17/03 especialistas de educação, gestores de escolas e convidados que debateram sobre o Novo Ensino Médio a ser implementado nas escolas, bem como o novo papel da instituição na construção do Projeto de Vida do Aluno. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os Novos Itinerários Formativos da plataforma, além de participar da escolha de um dos 8 temas que serão trabalhados: Impérios Milenares e Empreendedorismo.

Rafael Martines, Diretor Executivo do SAS, abriu o evento apresentando as principais mudanças com a chegada do Novo Ensino Médio, as novas possibilidades e oportunidades que escolas e alunos terão com a chegada das novas metodologias. Explicou ainda sobre a importância do aluno ter autonomia para fazer as suas escolhas, baseado nas suas habilidades e competências, deixando assim ele se aprofundar naquilo que mais gosta. “Nosso objetivo é que os Itinerários Formativos estejam entre as disciplinas prediletas dos nossos alunos”, afirma Martines.

Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), esteve presente e falou sobre a importância do Projeto de Vida na formação dos jovens e dos adultos que se tornarão. “Ter uma escola que dialogue com os jovens e dê a eles abertura e liberdade de escolha é fundamental para criarmos um futuro de pessoas capazes de pensar. Resiliência e perseverança são os pontos que precisam ser desenvolvidos nos jovens”, explica Neves. O especialista também colocou pontos fundamentais em debate como a importância de levar para a escola questões como educação financeira, temas ambientais e atuais, como as mídias digitais. “A mídia digital, bem como a cultura que envolve todos os processos digitais, se tornou imprescindível para criarmos jovens colaborativos. Tudo faz parte de um grande processo que abrange todas as áreas e não podemos mais fechar nossos olhos para o novo”. Mozart ressaltou que: “Só envelhece aquele que perde ou deixa de correr atrás dos seus ideais”.

Ainda falando sobre a importância do Projeto de Vida no dia a dia escolar Thaís Helena, Gerente de Conteúdo Pedagógico, reafirmou sobre o papel fundamental da escola em oferecer aos jovens a oportunidade de terem escolhas mais conscientes e assim estarem mais preparados para dos desafios ao longo da vida. “Queremos formar alunos engajados, com autonomia para suas escolhas, éticos e responsáveis”, disse Thaís que na sequência deu início à apresentação dos Itinerários Formativos SAS divididos pelas áreas de estudo.

O professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais, falou sobre o Novo Ensino Médio e como isso transformará a forma de ensino, bem como as novas disciplinas que irão complementar o ensino de matemática, matéria de domínio do especialista, além das outras áreas. “O Brasil está revolucionando a forma de ensino com o Novo Ensino Médio. Será maravilhoso podermos levar aos nossos alunos temas que se conectam com o interesse deles, pois uma pergunta que escuto com frequência nas minhas aulas é: mas por que precisamos estudar isso?”, explica Celedônio. O professor afirmou que: “fará mais sentido ter um número menor de alunos engajados em uma determinada disciplina do que uma sala cheia de alunos desinteressados”.

Celedônio e Mozart foram incisivos em dizer que a matemática precisa ser tratada também com um problema social e não apenas números e fórmulas. “Precisamos desenvolver nos alunos a inquietude, pois só assim saberão ser questionadores e não apenas seguidores de determinada fórmula”, explica Neves. “O jovem precisa ter uma visão mais humana da vida e isso se aplica à matemática, pois só assim ele saberá gerir o seu dinheiro. Educação financeira é essencial no estudo contemporâneo, isso fará do jovem ser protagonista da própria vida”, finaliza Celedônio.

Bruno Batista, Gerente Executivo de Consultoria Pedagógica, que mediou todo o evento finalizou o debate entre os convidados e agradeceu a participação de todos apresentando o Itinerário vencedor que junto aos outros 7 irá compor o 8º da lista SAS. O escolhido pelos presentes foi: Empreendedores Under 20: iniciativas sociais para mudar a realidade.

Confira abaixo os 8 Itinerários Formativos SAS:

Matemática e suas tecnologias

1 - Fechando a conta: desenvolvendo consciência financeira

2 - Problemas em xeque: táticas de resolução

Linguagens e suas tecnologias

3 - Muito além da influência: argumentação na linguagem

4 - Strike a pose: nossa vida em rede

Ciências da natureza e suas tecnologias

5 – Investigação Forense: onde está a evidência?

6 – Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã

Ciências Humanas e suas tecnologias

7 – Mundo em movimento: explorando fatos e contextos

8 – Empreendedores under 20: iniciativas sociais para mudar a realidade

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 16 anos, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar