Brasil,

Capes libera resultado de seleção para estudantes de licenciatura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fonte: Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Selecionados participarão de projetos do Pibid e da Residência Pedagógica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) liberou para a consulta o resultado da seleção que visa a formação de 60 mil professores. A seletiva contempla dois programas beneficiados pela Capes: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o de Residência Pedagógica. Cada um deles oferecerá 30.096 bolsas, beneficiando mais de 60 mil alunos de licenciatura.

Em 2020, 60% das vagas foram destinadas aos cursos de Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, áreas que, segundo a Capes, há maior déficit de formação de professores. Participaram da seleção 302 instituições de ensino superior, com 564 propostas no total.

Por causa das restrições sugeridas pelos órgãos de saúde em virtude da pandemia do novo coronavírus, os projetos foram analisados por uma comissão de consultores externos temporários que trabalharam de forma virtual.

“Esta é mais uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Capes, voltada a alunos de licenciaturas quanto à meta 16 do Plano Nacional de Educação, relativa à formação de professores da Educação Básica”, destacou o presidente da Coordenação, Benedito Guimarães.

Confira, abaixo, as listas com o resultado final:

Selecionados Pibid

Selecionados Residência Pedagógica

Programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. No Pibid, as bolsas são ofertadas a estudantes que estão na primeira metade do curso. Com esse programa, objetiva-se que o bolsista tenha uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Já o programa Residência Pedagógica é um programa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, cujo objetivo é aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Nesse programa, o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica na segunda metade do seu curso.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar