Brasil,

Apostilas exclusivas são liberadas para os participantes do Enem 2020

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Material foi disponibilizado pelo Inep para auxiliar participantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou para os estudantes as apostilas de capacitação de uso exclusivo dos corretores de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elaboradas para a edição de 2019, as apostilas foram disponibilizadas para os estudantes que farão a prova neste ano.

O candidato pode baixar seis apostilas, divididas pelos módulos do curso. O material detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos. Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve as cinco competências avaliadas na redação do exame.Esse material, que agora foi disponibilizado para o público, complementa outros materiais de estudo que o Inep já disponibilizava, entre eles a “Redação no Enem – Cartilha do Participante”.

A nota da redação do Enem compõe o resultado final do participante e pode impactar consideravelmente, caso ela seja baixa. Por isso, os candidatos têm de conseguir uma boa pontuação na redação, além da obtida nas questões objetivas.

Para que as redações sejam corrigidas de forma justa para todos os participantes, os corretores recebem apostilas com orientações que visam garantir que cada avaliador das redações do Enem corrija os textos aplicando os mesmos critérios.

Além disso, os estudantes contam com todas as provas do exame, inclusive as acessíveis, disponíveis para download, juntamente com os respectivos gabaritos.

Inscrições

Termina às 23h59 de hoje (27) o prazo para as inscrições do Enem 2020. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da prorrogação das inscrições, o Inep e o MEC postergaram a aplicação das provas para um período entre 30 e 60 dias após as datas inicialmente divulgadas nos editais. A escolha da nova data para aplicação das provas será feita em enquete, a ser realizada por meio da Página do Participante, no final de junho.

A isenção da taxa de inscrição para o Enem está assegurada para todos os participantes que atendem aos critérios descritos nos editais. Os demais devem gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 85 e fazer o pagamento até amanhã (28).

Confira, a seguir, arquivos disponibilizados pelo Inep para download:

Guia, Cartilhas e Manuais do Enem

Matriz de Referência do Enem

Manual de correção da redação – Situações que levam à nota zero

Manual de correção da redação – Competência 1

Manual de correção da redação – Competência 2

Manual de correção da redação – Competência 3

Manual de correção da redação – Competência 4

Manual de correção da redação – Competência 5

A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante

Cartilha do Participante - Redação do Enem 2018

Cartilha do Participante - Redação do Enem 2017

Guia do Participante – Entenda a sua nota no Enem

Notas

Nota Técnica – Comissão para Leitura Transversal dos Itens do Enem

Nota Técnica - Indicador de adequação da formação do docente da educação básica

Nota Técnica - Indicador Nível Socioeconômico das escolas

Nota Informativa - Motivos das redações com nota zero no Enem 2010

Nota informativa - Respeito aos direitos humanos na redação do Enem 2015

Nota Explicativa - Enem 2014 por escola

Nota Pública – Atendimento especializado e recursos de acessibilidade no Enem

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS