Brasil,

Alunos de Medicina da São Judas atuam como voluntários na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19 em Cubatão

Eles estão inscritos em programa do Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura e a universidade

Sessenta alunos do 1º e do 2º ano da Faculdade de Medicina da São Judas, em Cubatão, estão dando exemplo de compromisso com a profissão que escolheram ao atuarem como voluntários no pronto-socorro e no hospital municipal da cidade, durante a pandemia da Covid-19.

Eles se inscreveram no programa criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com as prefeituras e as universidades do País, para o combate à pandemia, e atuam de forma voluntária em várias frentes, fora do horário das aulas da faculdade, que seguem virtualmente.

“Os alunos se inseriram voluntariamente na linha de frente. Ajudam a cuidar dos doentes com Covid, no pronto- atendimento e nas alas não-Covid. Fazem controle de sinais vitais, o cuidado com os pacientes, levam e buscam exames, ajudam no preenchimento de fichas de notificação. Todo mundo se beneficia com esse reforço. Além de contribuir como cidadãos, os alunos têm um grande aprendizado”, destaca o infectologista e professor da Faculdade de Medicina, Evaldo Stanislau.

O especialista diz ainda que esse reforço é fundamental, já que vários profissionais da Saúde estão se contaminando, o que os tira de suas funções por pelo menos 14 dias. “Com a grande demanda que temos, seria impossível gerenciar tudo isso, sem essa ajuda dos alunos”.

Para os universitários, que recebem todos os equipamentos de segurança e suporte para trabalhar, a experiência está sendo para lá de valiosa. Para Natacha Lazaroto, fora o conhecimento, ela tem a grata sensação de ajudar o próximo, de ser útil durante a pandemia. “É o momento de ter consciência de ajudar ou ficando em casa ou fazendo a sua parte”.

Para a estudante Luciana Schmidit, é um aprendizado para ver a Medicina como um todo neste momento, além de ajudar as pessoas. “Conversamos com o paciente isolado, que está longe da família, damos um apoio psicológico, um carinho, que faz a diferença para ele. Acompanhamos os médicos e vemos na prática o que estamos aprendendo na faculdade”.

Os alunos participantes do programa de voluntariado receberão certificado ao final da experiência.

Sobre a São Judas

Fundada em 1971, a São Judas é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 33 mil alunos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS