Brasil,

Em casa com as crianças: 11 ideias para recriar atividades externas dentro do próprio lar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Pape
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Simular lojas, cinemas e restaurantes é uma alternativa para entreter as crianças e desenvolver competências como sustentabilidade e inteligência socioemocional

Em tempos de quarentena, trazer ambientes e situações externas para dentro de casa pode ser um caminho para aliviar a ansiedade das crianças, ao mesmo tempo em que se estimula a criatividade dos pequenos. Transformar a cozinha em um mercado, a sala em cinema e o quarto em loja de roupas são algumas ideias que podem ser simuladas sem exigir muito trabalho. Atento às necessidades das crianças, que passam por um momento de mudança profunda, o Colégio Visconde de Porto Seguro traz algumas ideias para que a rotina escolar e de lazer não seja esquecida.

“No ambiente escolar, nós sempre trabalhamos para que os alunos sejam capazes de enfrentarem mudanças e se adaptarem rapidamente. Agora, essa competência está sendo necessária no dia a dia das crianças. Para ajudar nesse processo e desenvolver habilidades ligadas à inteligência socioemocional, comunicação e sustentabilidade, é importante que pais e cuidadores proporcionem às crianças oportunidades de vivenciar ambientes externos sem sair de casa”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro.“Recriar shopping, cinema, restaurante, lojas e mercados faz com que eles se sintam mais seguros, trabalhando as emoções e equilibrando os sentimentos nas situações de maior necessidade, como essa que vivemos agora”.

A ideias abaixo podem ser replicadas facilmente pelos pais. São sugestões que ensinam e colocam a criança em contato com experiências normalmente vividas fora de casa.

Horta: Com seus filhos, plante em vasos sementes de alimentos utilizados. Cultive regando diariamente e colocando os vasos em local com sol. Quando as plantas crescerem, crie um mercadinho com as opções cultivadas e depois prepare uma refeição com elas, se possível.

Restaurante na Sala: arrume o ambiente com decoração diferente e pense em opções de refeições de preparo fácil. No computador, monte e imprima o cardápio. Na hora do almoço/jantar, tenha uma cópia para cada integrante da família escolher e em seguida sirva as refeições.

Cinema: escolha um bom filme (canais a cabo liberaram sinal e algumas plataformas de streaming também disponibilizaram filmes infantis), imprima ingressos, com o nome do filme e horário. Prepare pipoca, distribua as porções para cada um e ofereça uma bebida para acompanhar.

Aula de gastronomia: Faça bolos, doces, pães e comidas diversas com as crianças. Vale também ensinar a importância de uma a alimentação saudável e equilibrada.

Piquenique na sala: Em um dia de sol, estenda uma toalha no chão, abra as janelas, coloque almofadas e vasos de plantas. Monte sanduíches e diversos snacks. (Obs: se tiver espaço de quintal e jardim, essa opção pode ser feita ao ar livre).

Dia de beleza: Lave os cabelos, teste penteados diferentes, use gel, faça manicure e pedicure. A ideia é distrair as crianças em um momento de relaxamento para pais e filhos.

Loja e compra de roupas: Simule a ida à loja de roupas, separe roupas que as crianças já possuem e proponha testar combinações novas. Usem a criatividade para explorar o que já existe no armário. (Se for o caso, aproveitem para separar doações de peças que ficaram pequenas).

Monte a lancheira todos os dias: No período de estudos, ele pode comer os itens já preparados para as pausas e descansos. Atividade remeterá ao ambiente escolar, mantendo uma conexão com a rotina.

Escrever cartas aos amigos e avós: Vale também enviar e-mails mais elaborados, caso os correios suspendam as atividades.

Ida ao mercado: proponha ao seu filho uma refeição para o dia, coloque diversos itens sobre a mesa (vale colocar preços fictícios) e ajude-o a escolher os itens necessários para a refeição proposta.

Yoga em casa: Cuide da saúde mental e física junto com seu filho. Diversos instrutores de yoga e meditação liberaram acesso gratuito para aulas. Nas redes sociais também existem diversos conteúdos disponíveis.

Algumas das atividades propostas acima também podem ser feitas em outro idioma, como, por exemplo, traduzir o cardápio para inglês, alemão ou espanhol. Outra dica importante é perceber e estimular as habilidades distintas dos seus filhos. Vale propor desafios fotográficos para o dia, desenhos, escrita de poemas, criação de jogos de tabuleiro, entre outros.

Sobre o [http://about:blank]Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o [http://about:blank]Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur(certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no [http://about:blank]Facebook ou o site [http://about:blank]www.portoseguro.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar