Insper adapta aulas de graduação e pós de 6.500 alunos para modo remoto

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Rota
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Atividades são retomadas, em transmissões ao vivo e interativas, após escola criar força-tarefa para treinar 300 professores; estudantes de engenharia receberam kits

Alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Insper voltaram às aulas na no dia 23 de março, após pouco mais de uma semana de pausa. A recomendação de isolamento social para prevenção ao contágio do novo Coronavírus foi seguida pela escola, que busca garantir a saúde de seus docentes, alunos e colaboradores. Em uma força-tarefa que durou uma semana e envolveu diversas áreas da instituição, o Insper montou uma operação para os 2.600 alunos da Graduação e 3.900 da Pós-graduação continuarem a frequentar as aulas, só que de casa.

A solução encontrada foi o aprendizado remoto, com ferramentas que possibilitam aos professores transmitir os conteúdos necessários e interagir com os alunos em tempo real. Foram realizados treinamentos presenciais e a distância para 300 docentes da instituição, com instruções sobre como utilizar as ferramentas de transmissão via internet, como adaptar conteúdos para o meio online e como interagir com os estudantes.

Para garantir que as aulas corressem da melhor maneira possível, além de permitir o compartilhamento de boas experiências, foi criada uma estrutura de monitoramento, liderada pela equipe do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem do Insper (DEA). Na ocorrência de eventuais problemas, sejam técnicos ou pedagógicos, os docentes são apoiados imediatamente, garantindo o bom andamento das cerca de 130 aulas ministradas diariamente.

O monitoramento também permitiu evidenciar o forte engajamento dos alunos nas aulas, tanto em termos de frequência às aulas como na qualidade das interações, facilitadas pelo uso da plataforma Microsoft Teams. A ferramenta permite transmissão de apresentações, discussões em pequenos grupos e em plenária, troca de arquivos e gravação para que os alunos possam voltar a pontos discutidos.

Novas experiências de ensino

Para os cursos Engenharia, que necessitam de materiais especiais para absorver conteúdos ligados às disciplinas de mecânica e mecatrônica, foram montados kits com materiais e enviados por correio para os alunos, de forma a reproduzir à distância a aula "mão na massa" que eles teriam no Insper. Dessa maneira, os estudantes podem aprender de casa sem abrir mão da experiência física das aulas.

Disciplinas baseadas em projetos também foram totalmente adaptadas. No Programa de Resolução Eficaz de Problemas (REP) em que alunos da graduação desenvolvem projetos de melhoria em empresas parceiras, as interações entre os grupos de alunos e aquelas com os gestores das empresas, bem como as análises e validações, estão ocorrendo de forma remota.

Para Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, o diferencial da metodologia de ensino remoto da instituição é a possibilidade de manter a interação e comunicação entre alunos e o corpo docente. "Estamos trabalhando com os professores continuamente para melhorar a qualidade das dinâmicas com os alunos e propor novas formas de desenho de aulas. Desse modo, é possível fazer uso do que já era aplicado presencialmente e, ao mesmo tempo, usar todo o potencial do ambiente virtual", afirma Gianesi.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as acreditações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), EQUIS (European Quality Improvement System), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).