Ânima Educação humaniza aulas virtuais em meio a pandemia e se torna líder nacional na plataforma streaming Zoom

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lidiana Dourado
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Todas as instituições da companhia suspenderam as aulas presenciais seguindo as orientações das autoridades brasileiras

Em tempos de isolamento social, o grande desafio das empresas tem sido tornar as relações virtuais mais humanas. Para a Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País, o desafio foi ainda maior, pois a companhia teve a missão de levar para cerca de 140 mil estudantes de todo o Brasil o ambiente de aulas presenciais para salas de aulas virtuais. Para isso, a empresa contou com a parceria da Zoom Video Communications, companhia californiana de serviços de conferência remota e líder no segmento, que oferece o mesmo sistema para instituições de ensino como a Universidade de Columbia (Nova York, EUA).

“Graças a uma parceria de sucesso com a Zoom, conseguimos, em duas semanas, ampliar o nosso modelo híbrido, que já é uma referência no País, levando as nossas salas de aulas presenciais para salas virtuais. Mas é importante ressaltar que nosso cenário não se confunde com o denominado Ensino a Distância. Nossos estudantes estão vivendo a experiência digital junto com seus professores habituais, por meio de salas de aula virtuais, onde o ambiente oferecido é de simultaneidade, ao vivo, em locais diferentes para proteção de toda a sociedade nesse momento atípico que enfrentamos”, destaca Marcelo Battistella Bueno, CEO da Ânima Educação.

No dia 09/03, a Ânima iniciou uma grande mobilização para realizar a alteração do cenário de aprendizagem para todos os alunos e educadores. O fato de oferecer um modelo acadêmico híbrido há mais de dois anos, tornou a transição fluida e assertiva, uma vez que a companhia já possui materiais disponíveis e professores devidamente preparados em todas as disciplinas de todos os cursos. Na última quinta-feira (19/03), por exemplo, a companhia teve 1.279 turmas simultâneas com as aulas ocorrendo normalmente em ambiente digital, no qual os universitários e docentes puderam interagir de forma natural, como em uma aula presencial.

“Está tudo funcionando como se estivéssemos em uma aula presencial, só não existe o contato físico. O professor está usando ferramentas e conteúdos bem bacanas, que têm tornado as aulas mais produtivas e que prendem a nossa atenção, já que estamos em um ambiente virtual. Além disso, ficamos mais tranquilos por saber que poderemos dar continuidade aos nossos estudos sem atrasar o calendário acadêmico”, destaca Gustavo Dervelan, estudante de Jornalismo da Universidade São Judas, em São Paulo.

Com a utilização das plataformas streaming com apoio da Zoom, a Ânima já registrou mais de 8 milhões de minutos de aulas contabilizados nestas últimas duas semanas. “Acreditamos que todas as empresas têm a responsabilidade social de contribuir com a comunidade e a sociedade, e isso é extremamente importante em tempos de crise", comenta Abe Smith, chefe Head Internacional da Zoom. "Com esse princípio em mente, a Zoom está apoiando a Ânima a fazer todo o possível para fornecer recursos e suporte àqueles que estão vivendo o surto de Coronavírus", finaliza.

A Ânima também realizou uma parceria com uma operadora de telefone para oferecer pacote de dados mais acessível para estudantes que não têm acesso à internet. Além disso, estão estruturando os conteúdos para que grande parte das aulas possam ser acessadas por meio de um smartphone conectado à internet. A companhia reforça que sua maior preocupação neste momento é continuar entregando educação de qualidade e manter as pessoas em segurança, estando atenta a formas de contribuir com saúde pública, alinhados também com as ações do Governo Brasileiro e Ministério da Saúde, assim como com as recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 118 mil alunos em seis instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC e PR), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR). Também fazem parte do Grupo a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.