Brasil,

Transformação digital: portal de educação melhora o acesso de 150 mil usuários

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Trombini
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

AMcom, de Blumenau, desenvolve novo Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e implanta sistemas de acessibilidade

Com uma demanda por melhorias na acessibilidade, facilidade no fornecimento de informações e agilidade, a AMcom recriou o Portal da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, que conta com uma média de 150 mil usuários ativos por mês. Utilizado por professores, alunos e comunidade, o portal precisava de uma transformação digital para oferecer melhor usabilidade tanto para quem acessa quanto para quem disponibiliza informações. Entre outras importantes mudanças e atualizações, a AMcom implantou uma ferramenta de tradução para linguagem brasileira de sinais (libras).

“Na AMcom os projetos são na grande maioria cheios de desafios, mas este projeto, além de tudo, teve uma motivação especial para os idealizadores”, comenta a CEO da AMcom, Andréia Rengel. Em parceria com a SME, a equipe de desenvolvimento da AMcom realizou oficinas semanais para entender as “dores” dos usuários do sistema. As mudanças tornaram mais simples a inserção de informações e proporcionaram mais autonomia às coordenadorias de educação para consultar ou registrar dados. “Agora, os profissionais de cada setor podem colocar, em parceria com o setor de Comunicação, as publicações e documentos que estejam disponíveis no portal. Esse processo além de ser fácil também ajuda os usuários a terem informações mais rápido”, explica Heloisa Giannichi, assistente técnica de educação da Coordenadoria Pedagógica da Diretoria do Ensino Fundamental e Médio.

O portal da SME foi totalmente reconstruído e as informações foram migradas do antigo para o novo modelo. Agora é possível que as informações sejam exibidas de acordo com o público que utiliza o sistema, estudantes e suas famílias, educadores e comunidade. Isso traz mais agilidade, direcionamento e transparência para obter informações. Tecnologicamente, as atualizações de sistemas também ficaram mais fáceis de serem realizadas e o carregamento do site ficou mais leve e rápido.

Melhorando a experiência de todos

Uma importante mudança no Portal SME foi a implantação de uma ferramenta de tradução para libras, em parceria com Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. Todo o Portal, desde sua arquitetura, foi construído atendendo os requisitos de acessibilidade web, que permitem que ele também possa ser utilizado a pessoas cegas, pois pode ser traduzido pelos softwares leitores de tela.

“Transformação Digital é incorporar a tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Este movimento abrange mudanças processuais em diversos âmbitos de uma sociedade, isto é, essa transformação modifica o paradigma da utilização da tecnologia. No caso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o objetivo é tornar a tecnologia acessível e aliada dos alunos, professores e comunidade, aumentando a integração desse público”, diz a CEO da AMcom, Andréia Rengel.

Entre as novas funções do Portal estão o acesso a vagas, escolas, boletins e cardápios das merendas pelos estudantes e seus familiares, e a disponibilidade, para a comunidade, da lista de Centros Educacionais Unificados, o Pátio Digital, Estágios, Escola Aberta e o Plano Municipal de Educação. Quanto às facilidades para os educadores, com o novo Portal eles têm acesso a concursos, currículo da cidade, escala de vencimentos e cursos.

A Escola Aberta, primeiro sistema a entrar em operação, busca tornar as informações fornecidas pela SME mais acessíveis, desde a busca por uma escola até os principais dados estatísticos, como a avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEP), quantidade de turmas e de estudantes, vagas oferecidas e atendidas e quais ambientes a unidade possui. Também será possível acessar os dados de toda a Rede Municipal de Ensino.

Para Ollyver Ottoboni, analista desenvolvedor da AMcom que esteve à frente do projeto, é uma satisfação participar da transformação digital da Secretaria Municipal de Educação, tanto pela grandeza quanto pelo impacto social. “Estamos apenas início da implantação deste novo sistema, mas já superamos vários obstáculos. Destaco o processo de migração do Portal antigo que foi desenvolvido em outro ambiente, outra tecnologia e outro Sistema de Gestão de Base de Dados. Trazer cerca de dez mil notícias e artigos com suas respectivas imagens, arquivos anexados, links externos e internos foi um desafio e tanto”, diz. Agora as notícias relacionadas a educação estão reunidas e disponibilizadas em uma linguagem clara, intuitiva e padronizada.

Este não é o primeiro projeto da AMcom com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Além deste sistema, foi desenvolvida uma solução para monitorar - de forma inédita - o desempenho das escolas de Ensino Fundamental e dos estudantes da rede municipal de ensino: conheça o projeto.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar