Brasil,

Procedimentos cosméticos aumentam o bem-estar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Os motivos mais comuns para realizar um procedimento cosmético incluem motivações emocionais, psicológicas e práticas, além do desejo de melhorar a aparência física

As pessoas que escolhem fazer procedimentos cosméticos minimamente invasivos o fazem porque querem se sentir bem, não apenas pela boa aparência, aponta uma nova pesquisa.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 500 pacientes adultos dos EUA, a maioria mulheres brancas, com 45 anos ou mais. Todos foram submetidos a algum tipo de procedimento cosmético relativamente não invasivo entre 2016 e 2017.

Os resultados revelaram que quase sete em cada 10 escolheram o procedimento para melhorar seu bem-estar psicológico. Mais da metade também queria proteger sua saúde, aumentar seus níveis de confiança em um ambiente social ou “parecer bem” no trabalho.

“As motivações dos pacientes para realizar procedimentos cosméticos não são triviais. As pessoas que fazem esses tratamentos são sensatas, ‘normais’, não são apenas obcecadas com a aparência. Elas têm uma série de motivações”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Tratamentos cosméticos costumavam significar fazer uma cirurgia plástica tradicional, como um lifting facial ou abdominoplastia, o que exige anestesia geral, corte e sutura da pele, risco significativo de cicatrizes e dias ou semanas de recuperação. “Mais recentemente, este conceito vem se modificando, com a oferta dos procedimentos minimamente invasivos – dermoabrasão, laser, peeling químico, plasma rico em plaquetas, preenchimento cutâneo, toxina botulínica – praticamente sem riscos, sem cicatrizes e sem tempo de inatividade”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Minimamente invasivos

O estudo aponta que, em muitos casos, as razões dos pacientes para fazer uma intervenção estética eram diferentes do que apenas melhorar a aparência física. Elas são muito mais complexas.

“O desejo pessoal de se sentir mais feliz e mais confiante consigo mesmo, com melhor qualidade de vida foi a motivação mais prevalente apontada pelo estudo. O bem-estar físico e mental são fortes fatores motivadores, assim como o desejo de evitar os sinais de envelhecimento. A pesquisa reforça muito do que os cirurgiões plásticos aprenderam com os pacientes ao longo dos anos: que a intervenção estética está relacionada à qualidade de vida”, conta o cirurgião plástico.

Os participantes do estudo foram submetidos a uma ampla gama de procedimentos não invasivos, incluindo tratamentos a laser para retirada de manchas e de vasos sanguíneos, tratamento de rugas e cicatrizes, depilação, redução de gordura com radiofrequência, tratamentos com o emprego do ultrassom.

A idade teve impacto na escolha do paciente, sugeriram os resultados da pesquisa. Por exemplo, pacientes mais velhos estavam interessados ​​em tratar os sinais visíveis de envelhecimento que já haviam ocorrido. Por outro lado, pacientes com menos de 45 anos estavam interessados ​​em ser proativos para evitar ou retardar o envelhecimento.

“Procedimentos minimamente invasivos podem realmente fazer com que alguém pareça naturalmente jovem e bonito. E o cirurgião plástico pode auxiliar o paciente a compreender quais procedimentos minimamente invasivos são úteis, em cada caso em particular, e quais não ajudam”, afirma o diretor do Centro de Medicina Integrada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar