Brasil,

Mês da noivas: a cada ano reduz o número de casamentos no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Mês da noivas: a cada ano reduz o número de casamentos no Brasil

Desde 2015, tem sido observada uma tendência de declínio no total de registros de casamento. Para se ter uma ideia, em 2022 não foi possível superar a média dos cinco anos anteriores à pandemia

Os hábitos matrimoniais dos brasileiros estão passando por transformações marcantes, revelam os dados mais recentes da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2022", divulgados este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): os números apontam para uma redução no número de casamentos e um aumento correspondente nas taxas de divórcio, refletindo mudanças significativas nas dinâmicas familiares do país.

Desde 2015, tem sido observada uma tendência de declínio no total de registros de casamento. Esse declínio foi ainda mais acentuado entre 2019 e 2020, em meio à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social adotadas para conter a propagação do vírus. As restrições impostas dificultaram a realização de cerimônias matrimoniais, levando muitos casais a adiar sua decisão de se unir, conforme observado pelos pesquisadores do IBGE.

Entretanto, entre 2020 e o ano seguinte, houve um aumento no número de casamentos, sugerindo uma retomada das cerimônias matrimoniais à medida que as campanhas de vacinação em massa foram implementadas e as medidas sanitárias foram flexibilizadas.

Apesar dessa recuperação, o número de registros de casamento em 2022 não conseguiu superar a média dos cinco anos anteriores à pandemia (2015 a 2019). Em 2022, foram contabilizados 970.041 casamentos, incluindo 11.022 entre pessoas do mesmo sexo, destacando uma evolução gradual nas normas sociais e legais relacionadas ao casamento no Brasil.

De acordo com o estudo, a crescente desburocratização dos Cartórios de Notas no Brasil foi responsável pela alta. Michel Cury, VP & General Manager da Rocket Lawyer LatAm, empresa de serviços jurídicos online, acredita que com a possibilidade de realização dos serviços pela internet, cada vez mais pessoas têm optado por resolver essas questões por meio dos serviços oferecidos pela empresa, evitando o desgaste de processos demorados e burocráticos.

“Com a tendência de expansão da desburocratização e a busca pela padronização nacional, espera-se que o número de atos continue aumentando. Além de complexo e mais demorado, o acesso aos serviços notariais não é visto como algo simples, e nossa missão é mostrar que hoje é sim, e muito mais eficiente e prático”, afirma Cury.

Por esta e outras razões, Michel Cury, se diz otimista com as perspectivas no mercado nacional. “Desde que a Rocket Lawyer foi lançada nos Estados Unidos, em 2008, famílias e empresas entenderam como é importante ter conforto jurídico em suas relações do dia a dia, não à toa conseguimos atingir a marca de 30 milhões de clientes ativos globalmente, fazendo com que 1 a cada 9 americanos utilizem nossos serviços. No Brasil, já temos meio milhão de visitas ao mês em nosso site e 200 mil usuários”.

A plataforma oferece modelos de documentos como Pacto Antenupcial, Contrato de União Estável, entre outros serviços online.

Sobre a Rocket Lawyer

Fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e baratear contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas.

A companhia presta serviços legais no mundo digital, oferecendo centenas de documentos para personalização, aconselhamento jurídico e assinatura digital. Ela oferece um teste gratuito para os primeiros 7 dias e, depois disso, os assinantes pagam R$89,90 por mês para receber acesso ilimitado à plataforma. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar