Iguá Saneamento registra aumento de 20,6% em receita operacional líquida e chega a R$ 898,5 milhões em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Pedrosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com foco na evolução e diversificação de receitas, otimização de custos e desempenho operacional, a companhia investiu R$ 373,4 milhões, um aumento de 31%

Principais ações refletem capacidade técnica e comprometimento no cumprimento de metas e responsabilidades contratuais

Junto à performance financeira, a companhia compartilha o desempenho operacional e a estratégia de sustentabilidade em seu primeiro relatório integrado

São Paulo, 03 de março de 2020 – A Iguá Saneamento alcançou mais um ciclo de desempenho positivo em 2019. Com a divulgação de seu primeiro relatório integrado, a empresa disponibilizou sua performance financeira, operacional e aplicações da estratégia de sustentabilidade.

A Iguá registrou receita operacional líquida de R$ 898,5 milhões no ano, refletindo aumento de 20,6% em relação a 2018, que totalizou R$ 744,9 milhões. Em seu segundo ano de operação sob a gestão da IG4 Capital, a empresa manteve o ritmo de investimentos, totalizando R$ 373,4 milhões, 31% acima do realizado no ano anterior.

O Ebitda ajustado excluindo outros efeitos[1] cresceu 12,8% em relação a 2018, alcançando R$ 288,4 milhões, margem de 45,4%. O lucro bruto também se comportou de modo ascendente em relação ao ano anterior, totalizando R$ 318,2 milhões, um incremento de 6,9%. O resultado líquido no período foi de R$ 44,724 milhões, uma alta de 152,50%.

O índice de alavancagem da Iguá, medido pela dívida líquida/Ebitda[2], concluiu o ano em 3,7X. Esse desempenho foi reconhecido pelo mercado financeiro ao longo do ano passado, traduzindo-se em novos desembolsos de financiamentos de cerca de R$ 320 milhões e em redução do custo médio da companhia em 20%. O endividamento de longo prazo fechou 2019 em 84%, o que também contribui para a solidez da estrutura de capital e flexibilidade financeira da empresa, essenciais para suportar o plano de investimentos da Iguá – que já soma aproximadamente R$ 700 milhões nos últimos dois anos.

Crescimento operacional

De acordo com a administração da Iguá, a contínua evolução nos indicadores financeiros e operacionais reafirma o objetivo da companhia de ser um dos principais operadores privados do setor de saneamento no Brasil. Assim como em 2018, o ritmo dos investimentos nos projetos reitera o compromisso com as metas estabelecidas em contratos. Na esteira desse desempenho e com o objetivo de buscar rotas alternativas para o crescimento, a empresa, com o suporte dos acionistas, iniciou o processo de abertura de capital, deixando claro o seu desejo de continuar crescendo para consolidar seu propósito.

Ao longo de 2019, a Iguá concluiu e entregou cinco Estações de tratamento de esgoto (ETEs), duas novas estações de tratamento de água (ETAs), 12 reservatórios e 31 estações elevatórias de esgoto (EEEs). Ainda foram executados no período 93 km de novas redes de água e 300 km de novas redes de esgoto, o que motivou a inclusão de 16 mil novas economias de água e 28 mil novas economias de esgoto.

Como reflexo do aumento de economias ativas, o volume faturado de água registrou aumento de 3,2%, atingindo 81.250 m³ (2018, 78.708 m³). Já o volume faturado de esgoto apresentou crescimento de 9,6%, passando para 48.651 mil m³ (em 2018, esse indicador foi de 44.389 m³). O aumento histórico do volume faturado de água e esgoto demonstra o quanto a Iguá vem transformando a realidade das pessoas e comunidades, facilitando o acesso ao saneamento, à saúde e à qualidade de vida.

Sustentabilidade

Em consonância com a sua estratégia de sustentabilidade, a Iguá definiu temas considerados essenciais para a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais. Esses temas foram transformados em 4 eixos de atuação denominados SERR (Segurança Hídrica, Eficiência na Produção e Distribuição de Água, Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto e Respeito às Pessoas). Os eixos são parte do DNA Iguá e visam promover o fortalecimento do modelo de negócio sustentável da companhia.

Em 2019, a Iguá também iniciou um processo participativo e integrado de consulta e entendimento com os seus públicos, para o desenvolvimento da sua matriz de materialidade. A construção da matriz ocorreu a partir da definição dos temas pelos públicos de interesse e da escuta ativa desses públicos para a coleta de informações, percepções e preferências. O trabalho culminou em temas prioritários, tanto para a empresa quanto para os públicos de interesse, que foram considerados de alta materialidade e devem estar no foco da estratégia, gestão, relacionamento e comunicação da companhia.

Sobre a Iguá Sanemento: A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.