Brasil,

Visão orientada ao cliente avança no setor automotivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Por Cláudio Moysés

Os veículos serão cada vez mais equipados com tecnologias para prevenção de falhas e com foco no aprimoramento da experiência do consumidor. Mais do que acender luzes de alerta no painel de controle, os carros avançam em recursos para proporcionar conforto ou proteger o ocupante, como o veículo não entrar em movimento enquanto uma das portas estiver aberta ou quando o motorista estiver sem o cinto de segurança afivelado.

Esta abordagem pode ser trabalhada em programas de desenvolvimento por meio da nova edição do manual FMEA – Análise de Modos e Efeitos de Falhas, cuja grande novidade é o complemento MSR – Monitoramento e Resposta do Sistema, que permite justamente entender os modos de falha para desenvolver recursos de ações preditivas – sinalizantes ou atuantes.

O interessante desta abordagem de ações preditivas, sobretudo as atuantes, é a oportunidade de levar a experiência do cliente para a mesa do desenvolvimento. Trata-se de uma forte tendência para a evolução da pesquisa e do desenvolvimento, cujas práticas precisam ser reinventadas pelos executivos da qualidade diante do avanço da indústria 4.0.

Com a crescente visão orientada para o cliente, os players do setor têm a oportunidade de fazer o uso desta nova abordagem dentro do FMEA para suportar diferentes demandas de mercado. Treinamentos e publicação técnica sobre o novo padrão para análise de riscos dentro da cadeia de fornecedores já são oferecidos pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

O manual é resultado do trabalho conjunto de duas entidades mundiais do setor automotivo, a norte-americana AIAG e a alemã VDA, que unificaram as versões da metodologia. O objetivo da publicação única foi reduzir a complexidade do desenvolvimento para fornecedores, que disponibilizam produtos a fabricantes europeus e norte-americanos.

Amplamente utilizado no mundo, o FMEA é um método analítico, sistemático e orientado à equipe para identificar riscos e definir ações no desenvolvimento. Detectar uma falha tarde demais no processo ou não identificar até que o produto seja lançado no mercado pode levar ao retrabalho e a ações corretivas onerosas que consomem bastante tempo.

A aplicação do FMEA permite melhorar a satisfação do cliente, o que é fomentado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), representante oficial da VDA no Brasil para distribuição do manual e qualificação de pessoas na nova edição do FMEA. Neste mês de novembro, celebrado como o mês da qualidade, o Instituto reforça a atuação da entidade como fornecedora de conhecimento essencial para a superação dos desafios atuais.

* Cláudio Moysés é diretor-executivo do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar