Webmotors mostra os “achismos” que influenciam a compra de carros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manoela Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Levantamento aborda suposições que os consumidores costumam levar em conta na compra de um carro

O Webmotors Autoinsights, hub de notícias, dados e informações sobre o mercado automotivo, realizou um novo levantamento, feito com base nas respostas de mais de 2.300 usuários da plataforma, sobre o poder dos “achismos” em relação a decisão de compra de automóveis.

Veja abaixo os cinco principais:

As cores prata e preto são as menos favoritas

Segundo a pesquisa, 25% dos respondentes tem menor inclinação em comprar carros na cor prata. Entre as justificativas, 69% não gostam da cor, 22% acreditam que prata chama atenção, 18% não fazem esta opção por associarem a algum tipo de serviço, como o táxi, e 11% acham que a cor desbota no sol.

A cor preta, vem em segundo lugar, com 24% de rejeição. 100% dos respondentes afirmam que não escolheriam um carro com esta cor por achar que absorve muito calor e 96% acham que é muito difícil manter a cor do carro.

O vermelho é o queridinho

Os veículos vermelhos figuram como ‘lanterninhas’ no ranking de rejeição em todas as regiões, desmitificando o achismo de que a cor desbota, por exemplo. Quando questionados sobre qual cor de carro não comprariam, os resultados por região são:

A preferência muda de acordo com a faixa etária

O público com idade superior a 66 anos considera que o vermelho é uma cor que chama muito atenção (67%) e optam pelo branco ou preto nesse quesito, mas quando questionados pela beleza das cores, o preto é o mais rejeitado por essa faixa de idade, 71% acredita que não é bonita.

De forma geral, o azul é a cor preferida pelos jovens de 18 a 25 anos e pela faixa de 26 a 35 anos. Nas demais faixas, que contempla de 36 a mais de 66 anos, preta é a cor escolhida para os veículos.

Ar condicionado, praia e maresia

Apenas 16% dos entrevistados teriam um veículo sem ar condicionado, mesmo 80% não vivendo em cidades onde tem praias próximas. Independente da região, o ar condicionado é essencial, com altos índices regionais. Apenas a região sul apresenta um percentual levemente mais baixo, com 21% respondendo que consideraria ter um carro sem ar condicionado.

As regiões norte e nordeste são as que apresentam o maior percentual de clientes que acreditam que a maresia influencia a vida útil do carro, com 91% dos respondentes, cada uma.

Desvalorização

Segundo o levantamento, os usuários acreditam ser responsáveis pela maior desvalorização dos carros, o estado de conservação é apontado por 46% dos respondentes, seguido pela alta quilometragem, com 30% dos respondentes.

Sobre a Webmotors Autoinsights

A Webmotors Autoinsights é um hub de informações especializado, que traz estudos sobre o mercado automotivo e sobre os hábitos relacionados a mobilidade e transporte. O portal tem uma fonte de dados de mais 23 anos do mercado automotivo que, a partir deste ano, está disponível para ajudar diferentes players a entenderem os hábitos do consumidor brasileiro.

Os resultados detalhados da pesquisa estão disponíveis em autoinsights.webmotors.com.br.