Preço do etanol varia 42% nos postos da Região Sudeste, mostra levantamento da Ticket Log

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kelly Queiroz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Em maio, gasolina também apresentou diferença de 16% entre os Estados da região; no Rio de Janeiro, preço do combustível chegou a R$ 5

O preço dos combustíveis segue em alta nos postos da Região Sudeste, revela o levantamento de maio do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Com exceção do etanol, que recuou 1,3%, foi o terceiro mês consecutivo de aumento e a diferença de valores entre os Estados pesa no bolso dos motoristas. O preço da gasolina chega a apresentar variação de até 16%, com destaque para o Rio de Janeiro, onde o litro alcança os R$ 5. Já o etanol, comercializado a R$ 3,11, apresenta uma diferença de até 42% nos postos da região.

O estudo também revela que o Sudeste apresenta o menor valor médio para a gasolina (R$ 4,622) e o etanol (R$ 3,110) de todo o País. Em São Paulo, estão os menores preços de todo o território nacional, com o litro vendido a R$ 4,31 e R$ 2,799, respectivamente. "A variação entre os Estados chama atenção principalmente para o etanol, pois é na região onde o preço do combustível mais varia. Em São Paulo, por exemplo, o litro custou em média R$ 2,799, ante os R$ 3,99 do Rio de Janeiro. Ainda assim, os motoristas da região chegam a pagar 20% a menos pelo combustível, quando comparado ao Norte", destaca o Diretor-Geral de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau (Jurb).

O levantamento revela ainda que a gasolina registrou alta de 2,5%, acompanhada pelo diesel comum e pelo diesel S-10, ambos com reajuste de 2%. Já o etanol e o gás veicular natural (GNV), ficaram 1,3% e 0,5% mais baratos nas bombas de todo o Sudeste, respectivamente, no comparativo com abril.

No recorte por Estado, o Rio de Janeiro concentra as maiores médias do etanol e da gasolina, com o litro a R$ 3,99 e R$ 5, respectivamente. Já São Paulo, lidera o ranking dos combustíveis mais baratos, com a gasolina comercializada a R$ 4,31; etanol, a R$ 2,799; e GNV, a R$ 2,899.

Os motoristas de Minas Gerais pagaram mais uma vez pelo diesel comum e GNV mais caros da região, com o preço médio de R$ 3,73 e R$ 3,595, respectivamente. No Espírito Santo, o destaque é para a alta de 3,3% do etanol, comercializado a R$ 3,99, ante os R$ 3,86 de abril.

No contexto nacional, mesmo diante das medidas de manutenção nos valores nas bombas, em maio, o diesel registrou o maior preço médio dos últimos 12 meses. Com o combustível vendido à média de R$ 3,822, o valor chegou a ser 5% maior que o registrado nas bombas semanas antes da crise de abastecimento que afetou o País em 2018. No mesmo período do ano passado, o litro apresentava média de R$ 3,65.

A gasolina, com média de R$ 4,704, apresentou variação de 2%, quando comparada ao valor identificado nos postos durante o pico da crise, que era de R$ 4,61. Já o etanol, com o litro à média de R$ 3,711, a variação chega a 26%, no comparativo aos R$ 2,93 mapeado pelo IPTL em 2018, durante os dias afetados pela falta de abastecimento.

Capitais – São Paulo e Rio de Janeiro

O levantamento de maio revela que a zona sul do Rio continua a liderar com os preços mais elevados. A gasolina, por exemplo, alcançou o preço médio de R$ 5,279, ante os R$ 5,002 da zona norte.

Na capital paulista, os motoristas que abasteceram com gasolina nos postos da zona leste, chegaram a pagar 4% mais barato pelo combustível, na comparação com as médias da zona oeste, onde o litro foi comercializado a R$ 4,443. A região também concentra o menor preço médio do etanol, vendido a R$ 2,741, ante os R$ 2,828 identificados na média dos postos do Centro. O levantamento ainda apresenta o preço médio dos combustíveis no Grande ABC: R$ 4,335 para a gasolina; R$ 2,814 para o etanol; e R$ 3,039 para o GNV (o maior preço médio no comparativo com as outras regiões paulistas).

O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que traz grande índice de acerto, devido à quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com a média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Veja o comparativo por região:

Veja o comparativo por Estado:

Veja o comparativo do Rio de Janeiro:

Veja o comparativo de São Paulo:

Sobre a Ticket Log

A Ticket Log atua no segmento de gestão de despesas corporativas no Brasil, por meio de gestão de abastecimento, manutenção e outras soluções integradas. Acumulando 25 anos de experiência, a Ticket Log se torna a marca mais completa do mercado nacional, entregando soluções em mobilidade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, conta com 27 mil empresas-clientes, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados:

- Ticket Car: destinado a empresas com necessidade de pagamento de combustível de forma ágil e fácil.
- Ticket Fleet: destinado a empresas com necessidades especializadas de gestão de frotas.

A Ticket Log é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, que conta com mais de 2,6 milhões de cartões de abastecimento emitidos e cerca de 6 bilhões de litros de combustível administrados por suas soluções. O Grupo também integra as marcas Ticket, Repom, Accentiv' e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de benefícios ao trabalhador, frota e soluções de mobilidade e incentivos e recompensas, que, juntas, corresponderam a mais de 2 bilhões de transações realizadas em 2016. Além disso, em 2017, foi ranqueada como uma das 500 Maiores Empresas do Sul, do Grupo Amanhã; Melhores e Maiores do Transporte em Automação e Informática, pela OTM Editora.

Mais sobre a Ticket Log:

www.ticketlog.com.br

www.facebook.com/TicketLog

www.linkedin.com/company-beta/10914356

Sobre a Edenred

We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 78% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.

No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv'). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.

Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case "Serviço de Utilidade Pública".

Site: www.edenred.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/