Brasil,

Conheça os níveis de autonomia veicular e saiba quando se tornará realidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Braggion
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Consultor da Carcon Automotive explica como é dividida a nova tecnologia

Atualmente é bastante comum falar-se em veículos autônomos, porém o que muita gente não sabe, é que autonomia veicular não é necessariamente um automóvel que opera totalmente sem o motorista, mas sim, funções de autonomia diferentes para definir o nível do veículo.

Hoje, considera-se que existem seis níveis de autonomia veicular, são: nenhuma autonomia, autonomia limitada 1, autonomia limitada 2, autonomia condicional, alto nível de autonomia e autonomia total. Todas definidas e especificadas pela norma SAE J3016.

“Ainda existe um certo desconhecimento sobre essa definição. A maioria dos veículos atuais ainda não possuem nenhuma autonomia, mas alguns tem sistemas de segurança ativa, como por exemplo o ABS até o nível 5 de autonomia total, onde não há necessidade de motorista” explica Jomar Napoleão, consultor automotivo da Carcon Automotive.

Na tabela da SAE, a classificação explica os seis níveis de autonomia, separadas em descrição, função do motorista e função dos veículos. Nos níveis 0, 1 e 2 nota-se que existe a predominância do controle pelo motorista, nos níveis 3, 4 e 5 a predominância é do sistema veicular.

Segundo estudos da LMC Automotive, parceira internacional da Carcon Automotive, em 2030 menos de 5% dos veículos vendidos globalmente estariam nos níveis 4 e 5.

“Há uma série de desafios a serem resolvidos até se chegar a uma presença importante, mesmo ao nível 4 de autonomia; barreiras na tecnologia dos veículos como desenvolvimento de sensores, algoritmos de decisão, mapas 3D entre outros; barreiras em infraestrutura, legislação, custos de desenvolvimento e barreiras humanas, como aceitação desses sistemas em larga escala” conclui Jomar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar