Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Psicóloga do HCor alerta para a importância da saúde mental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rita Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Existem terapias integrativas que também funcionam como recurso para a saúde da mente como acupuntura, meditação, etc. Além disso, é importante inserir no cotidiano aquilo que nos proporciona prazer como ler um livro, ouvir músicas ou outras atividades que façam sentido e tragam satisfação para a nossa rotina

A saúde mental tem sido um assunto cada vez mais abordado em nosso cotidiano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O adoecimento emocional traz consequências importantes como prejuízos relacionados aos sintomas das doenças psíquicas, estresse, sinais de ansiedade e quadros depressivos, além de afastamentos médicos e queda da produtividade em geral. Ressaltando o quanto a saúde mental é importante para a qualidade de vida, a campanha Janeiro Branco, criada em 2014, tem o objetivo de sensibilizar a população para um olhar voltado à saúde da mente.

A Physicians Foundation realizou, nos EUA, uma pesquisa com 13 mil médicos sobre Burnout - uma síndrome gerada pela cronicidade do estresse decorrente de situações do ambiente de trabalho. Nesse estudo, dois terços manifestaram sentimentos negativos sobre a profissão, como o excesso de burocracia e de regulação, ente outros fatores, estariam levando à deterioração da relação médico-paciente e à redução da autonomia, tão característica da prática médica.

De acordo com a gerente do Serviço de Psicologia do HCor (Hospital do Coração), Silvia Cury Ismael, o Burnout possui alta prevalência em profissionais da saúde, já que esta é uma área em que tais características ocupacionais são frequentes. “Exaustão, esgotamento físico e emocional do profissional, que se distancia física e emocionalmente de relacionamentos interpessoais e contexto do seu trabalho, sensação de incompetência e declínio da produtividade, são alguns dos sintomas que precisam ser observados”, esclarece.

A doença, quando acompanhada de forma adequada, pode acarretar em quadros mais graves como transtornos depressivos e ansiosos. “A partir do momento que cuidamos da saúde mental e qualidade de vida, aprendemos novas formas de lidar com situações cotidianas e prevenir quadros de Burnout”, explica Silvia Cury Ismael.

Dicas de como cuidar da saúde mental

O primeiro passo para cuidar da saúde da mente é ter autoconhecimento. “Somente podemos mudar nossos comportamentos quando nos conhecermos de fato. E uma estratégia fundamental para isso é a psicoterapia. Ela auxilia no desenvolvimento de reflexões e questionamentos que tornam o individuo consciente da causa de suas ações, e permite a possibilidade de mudanças comportamentais através de técnicas específicas para cada caso”, orienta a psicóloga do HCor.

Diversos estudos apontam que a combinação de atividade física, dormir aproximadamente oito horas por dia e manter alimentação saudável, contribuem significativamente para a redução de estresse, sintomas de ansiedade e depressão, pois regula os hormônios e substâncias relacionadas ao sistema nervoso.

Existem terapias integrativas que também funcionam como recurso para a saúde da mente como acupuntura, meditação, etc. “Além disso, é importante inserir no cotidiano aquilo que nos proporciona prazer como ler um livro, ouvir músicas ou outras atividades que façam sentido e tragam satisfação para a nossa rotina. Vale ressaltar que, cuidar da saúde mental é uma responsabilidade não só no mês de janeiro, mas durante o ano todo, o que possibilitará uma vida mais leve e com mais qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar