Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens e cuidados com a saúde mental

Entender a importância do Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens ajuda a apoiar esse grupo no enfrentamento de muitos desafios. Como a adolescência é um período marcado pela transição para a idade adulta, certas mudanças comportamentais exigem mais atenção dos pais e responsáveis.

Nessa perspectiva, o psiquiatra do Hospital Santa Mônica, Marcel Vella Nunes, irá destacar a importância de cuidar e acompanhar a saúde de adolescentes e jovens, sobretudo durante a pandemia. Veja como os pais ou responsáveis podem apoiar a saúde mental desse grupo e de que maneira reconhecer os sinais de que seu ente querido precisa de ajuda profissional. Boa leitura!

Afinal, o que é saúde mental?

A adolescência é uma etapa que compreende a faixa etária de 10 a 19 anos. Não há dúvida de que é um momento único, cheio de energia, entusiasmo e sonhos. Contudo, nessa etapa da vida, também é preciso cuidar da saúde mental a fim de que o jovem consiga se emancipar para a vida adulta com mais equilíbrio.

De modo geral, a definição de saúde mental envolve o bem-estar físico, mental e social. No entanto, é preciso considerar os fatores que influenciam a estabilidade mental na juventude. Por isso, os pais ou responsáveis precisam perceber a necessidade de buscar ajuda profissional para prevenir os transtornos mentais mais comuns nessa fase.

Sob essa ótica, o conceito de saúde mental na juventude assume algumas particularidades, pois, nela, estão atreladas diferentes influências. Entre elas, destacam-se as mudanças de ordem física e psicológica e os desafios sociais. Por isso, a estabilidade psíquica pode ser abalada pelos seguintes aspectos:

desemprego;
questões de gênero;
relacionamento afetivo;
maior susceptibilidade ao bullying;
maior propensão aos conflitos existenciais;
mais risco de envolvimento com drogas e álcool;
dificuldade para harmonizar as relações com os pais;
falta de limite em relação ao uso de tecnologias, principalmente no contexto de pandemia.

Qual é a importância do Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens?

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, 22 de setembro, é uma ocasião oportuna para divulgar informações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental nessa fase da vida. A juventude demanda maior atenção dos setores de saúde devido às novas sintomatologias que diminuem as fronteiras entre os problemas emocionais e as doenças físicas.

Muitas questões ligadas às emoções, quando não tratadas, acabam se manifestando em quadros clínicos graves. Por conta disso, é necessário considerar que os jovens e os adolescentes são mais expostos à violência em geral, conflitos familiares e sociais, exploração sexual e dependência química.

Nos ambientes jovens, há mais facilidade de acesso às novidades do mundo dos tóxicos, como as drogas Krokodil e similares. Muitos usam essas artimanhas para aguçar a curiosidade desses indivíduos e, assim, aproveitam a vulnerabilidade deles para incitá-los ao uso de drogas na juventude.

Por isso, pais e educadores devem orientar adolescentes e jovens acerca dos riscos dessas práticas que levam à adicção em drogas e os expõem aos perigos relacionados à saúde mental. Nesse contexto, o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é uma oportunidade para fomentar diálogos sobre esses e outros temas contemporâneos.

Por que é necessário cuidar e acompanhar a saúde mental dos jovens e adolescentes?

Antes de discutirmos a relevância dos cuidados com a saúde mental desse grupo, convém considerar alguns dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Logo, se você tem algum ente querido nessa faixa etária, observe o que as estatísticas mais recentes revelam sobre o universo que envolve as questões psíquicas e emocionais nos jovens da contemporaneidade:

os problemas ligados à saúde mental causam cerca de 16% da carga global de doenças e lesões nos indivíduos menores de 19 anos;
50% das enfermidades associadas à saúde mental se iniciam por volta dos 14 anos de idade;
globalmente, a depressão é o transtorno emocional que mais causa limitações entre adolescentes e jovens;
em todo o mundo, o suicídio é a terceira principal causa de óbito entre jovens de 15 a 19 anos.

Tais estatísticas sugerem a necessidade de apoiar os adolescentes e jovens em suas dificuldades, principalmente nas questões que levam às crises existenciais e culminam com suicídios. Por isso, é necessário compreender os impactos da trajetória deles e o quanto isso induz aos hábitos e comportamentos prejudiciais..

Como os pais e responsáveis podem apoiar a saúde mental dos jovens e adolescentes?

A princípio, é preciso considerar que os conflitos geracionais são motivos de desarmonia entre pais e filhos. Além disso, quando recorrentes e não resolvidas, tais questões reduzem o vínculo de confiança entre as partes.

Nesse sentido, as famílias precisam buscar conciliações e, com bastante delicadeza, tratar de assuntos que afetam a estabilidade emocional e psíquica nessa idade. Nem sempre é fácil alertar os filhos sobre os perigos de exposição às drogas mais viciantes ou, quem sabe, conversar sobre tratamentos que sugerem a internação de jovens.

Diante das observações dos problemas que os afligem, os pais podem recorrer às instituições especializadas na reabilitação da saúde mental. Portanto, o papel dos pais ou responsáveis é essencial ao direcionamento para as soluções mais eficazes para a recuperação da estabilidade psíquica e emocional dos jovens.

Como a pandemia pode ter fragilizado a saúde mental dos jovens e adolescentes?

Recentemente, uma pesquisa divulgada pela Unicef destacou em números o quanto o cenário pandêmico impactou a vida e a saúde mental de adolescentes e jovens. Observe:

56% dos pais perceberam alterações comportamentais nos filhos adolescentes nesse período;
29% deles tiveram mudanças repentinas de humor, ansiedade e irritabilidade;
28% apresentaram alteração no sono;
28% perderam o interesse em atividades rotineiras;
26% relataram preocupações exageradas e incertezas quanto ao futuro.

Como visto, alguns fatores de ordem emocional, social e econômica geraram crises existenciais na juventude durante a pandemia. Nesse cenário, os problemas que levam a dificuldades com drogas, socialização, depressão e ideações suicidas exigem atenção profissional.

Logo, compreender a proposta do Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é fundamental para auxiliar no enfrentamento de tais desafios. Mediante isso, se você percebe a necessidade de encaminhar seu ente querido para tratamento especializado, conte com a expertise e os diferenciais do Hospital Santa Mônica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo