Brasil,

Físico do IBCC Oncologia ministra palestra sobre expansão da radioterapia no âmbito do SUS

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Rolff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O físico médico da área de Radioterapia do IBCC Oncologia, Lucas Radicchi, participou como palestrante convidado da fabricante de aceleradores lineares, Varian Medical Systems, da Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc).

O evento ocorreu em um hotel na região Sul da cidade de São Paulo, promoveu discussão sobre o Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a presença de diretores de entidades oncológicas, representantes de estados brasileiros e autoridades do poder público.

A Abificc é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo coordenar, nacionalmente, as ações político-administrativas das instituições que a compõem. A organização presta assistência jurídica, contábil e estabelece padrões técnicos que visam uma atuação ética e moderna.

Durante a palestra, Lucas apresentou os benefícios dos sistemas de alta tecnologia recentemente instalados no acelerador linear Varian Clinac CX do IBCC Oncologia. Esses sistemas de alta tecnologia permitirão a introdução de novas técnicas de tratamentos neste acelerador, beneficiando muitos pacientes inclusive do SUS.

Dentre elas, será possível a realização de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT/Rapidarc), que possibilita a entrega da dose de radiação bem localizada na região tumoral, diminui a irradiação em órgãos sadios próximos ao local a ser tratado e consequentemente reduz os efeitos colaterais do tratamento.

Além disso, com a introdução da Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), será factível realizar uma tomografia computadorizada antes da entrega do tratamento para checar o posicionamento preciso e diminuir o número de sessões de tratamento para muitos pacientes. “Com esse avanço, poderemos hipofracionar muitos tratamentos permitindo a redução da duração total de tratamentos de 30-40 dias para 15-20 dias”. Também serão realizados tratamentos de Radiocirurgia para lesões no crânio (SRS) e em outras regiões do corpo (SBRT). Esses cuidados possuem duração ainda menores, variando de 1-5 dias, a depender de cada paciente em específico.

Assim, a aquisição desses sistemas de alta tecnologia permitirá tratamento mais avançado e ainda mais conveniente ao paciente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar